Atualizado em: 05/11/2025 – 16:11:55
O último andar do novo Centro de Autismo da Santa Casa BH guarda um símbolo do que a unidade representa como um lugar de multiplicidade: um amplo terraço que poderá ser usado como espaço de atendimento a céu aberto, rodas de conversa com os pais e momentos de acolhimento. Dali, é possível contemplar a vista para o maior complexo hospitalar de Minas Gerais — um lembrete de que o cuidado e a inovação estão lado a lado.
Na segunda-feira, 27 de outubro de 2025, o local recebeu autoridades, personalidades, influenciadores e representantes da causa autista para a cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Autismo 100% SUS de Belo Horizonte. Durante o evento, os convidados puderam conhecer de perto a estrutura que vai atender até 500 crianças e adolescentes por ano, com destaque para as salas sensoriais e para a Cidade do Amanhã — um espaço lúdico que simula ambientes do cotidiano e estimula a interação, a comunicação e o desenvolvimento dos pacientes.
Também foi apresentado, durante o evento, o vídeo institucional que mostra como o Centro de Autismo da Santa Casa BH foi totalmente pensado para ser um espaço de acolhimento e cuidado tanto para crianças e adolescentes quanto suas famílias.
Durante a inauguração, representantes da instituição e do poder público reforçaram a importância desta entrega para saúde púbica, para a inclusão social e para população de Belo Horizonte:
“É um projeto de futuro. Primeiro porque nós estamos falando do cuidado com crianças e adolescentes e porque aqui será um centro de pesquisa e deformador de profissionais para que outros exemplos como esse possam ser repetidos no estado e pelo país afora.” Roberto Otto, provedor da Santa Casa BH
“O nosso objetivo aqui é restaurar a dignidade, devolver a essas crianças e essas famílias o direito de ter um diagnóstico, um tratamento e poder viver uma vida muito próxima do normal. Queremos ajudá-los a estarem inseridos numa sociedade. A Santa Casa BH poder fazer é extraordinário!”. Dra. Filó, Coordenadora do Instituto Materno Infantil da Santa Casa BH
“Como pai de uma criança que também tem autismo, eu sei o que um centro de referência como esse pode causar em uma criança autista. Eu quero parabenizar a Santa Casa BH que mais uma vez deixa o nosso coração repleto de orgulho por essa obra que ela presenteia a todos nós mineiros”, Marcelo Aro, Secretário de Governo de Minas Gerais
“Esse Centro de Autismo da Santa Casa BH é um local diferenciado, uma estrutura que eu nunca vi igual em Minas Gerais e que vai fazer toda a diferença no desenvolvimento de nossas crianças. Nós precisamos de mais iniciativas como essa da Santa Casa BH para trazer mais qualidade de vida para nossas crianças e para suas famílias”, Fábio Baccheretti, Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
Saiba como contribuir para a manutenção do Centro de Autismo da Santa Casa BH
Com o atendimento já iniciado nesta quarta-feira, 29, o Centro de Autismo da Santa Casa BH busca novos parceiros da sociedade civil para garantir a continuidade e expansão do atendimento. É importante lembrar que iniciativas como essas também servem como um lembrete da importância de se discutir políticas públicas voltadas para a inclusão e atenção a pessoas neuroatípicas.
Atualmente, pessoas e empresas podem contribuir de diversas formas com a Santa Casa BH. Uma delas é fazer a adoção de um tratamento de um paciente. Com R$ 1 mil por mês você garante que ele seja feito 100% via SUS, o que custaria 4x mais na rede privada.
Além disso, no site oficial santacasabh.org.br/centrodeautismo é possível realizar uma doação de qualquer valor, pontual ou mensal e fazer parte desse projeto que chega para transformar vidas em Belo Horizonte.
Centro do Autismo da Santa Casa BH em números
- 4 andares
- 1.736m² de área própria
- 13 consultórios
- 2 salas de integração sensorial
- 4 salas de teleconsulta
- 1 sala de urgência
- 960 diagnósticos realizados por ano
- 60.000 terapias multidisciplinares de reabilitação por ano
- 500 crianças e adolescentes em tratamento de ponta por ano
O Centro de Autismo da Santa Casa BH foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Rodrigo Pacheco, o Guardião do Autismo da Santa Casa BH e de apoiadores e parceiros institucionais como Itaú/Unibanco, Trainitec e Spider.






