Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

Nesta sexta-feira, dia 12, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem. Este ano, o tema da campanha definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e divulgado amplamente em diversos estados é: “Enfermagem – uma força para a saúde brasileira”. E de fato, esses profissionais desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e no cuidado de pacientes enfermos.

O Grupo Santa Casa BH está alinhado com o Cofen e escolheu como mote da campanha deste ano “Enfermagem Santa Casa BH – uma força que não para”. Mais do que o cuidado, a força da equipe como um elo para o tratamento dos pacientes.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a Enfermagem representa cerca de 70% da força de trabalho em saúde no Brasil. Atualmente, estão registrados 2.822.661 profissionais no Cofen, dos quais 1.673.112 são técnicos de Enfermagem, 452.274 auxiliares de Enfermagem e 693.913 enfermeiros. Esse número revela um crescimento de mais de 66% nesse contingente em apenas nove anos, já que em 2013, havia cerca de 1,8 milhão de profissionais de enfermagem no país.

O Grupo Santa Casa BH conta com o maior hospital 100% SUS de Minas Gerais, são 1.200 leitos, sendo mais de 2.310 enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Esses profissionais cuidam de pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros atendidos pela instituição.

De acordo com a superintendente Assistencial da Santa Casa BH, Raquel Brant, que também é enfermeira, mais do que cuidar e acolher, ser um profissional da Enfermagem é conhecer novas histórias e fazer todo o possível para que elas possam continuar. “É buscar a força que vem de dentro, a força que nos move, o nosso propósito de vida, de entrega social. Assim são os nossos profissionais”, diz.

Na data de hoje, a categoria tem mais motivos para comemorar, pois foi sancionado nesta sexta-feira (12/05), o projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), para favorecer o piso salarial da Enfermagem, já publicado pelo Diário da União. A Santa Casa BH sempre esteve à frente, apoiando a causa e lutando por melhores condições salariais.

O provedor do Grupo Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, parabeniza os profissionais de Enfermagem que com muita perseverança e determinação, alcançaram essa conquista. “O projeto tão esperado finalmente foi sancionado. Serão R$ 7,3 bilhões destinados aos sistemas de saúde do país para implementarmos o piso salarial. Por isso, neste dia que inaugura oficialmente a Semana da Enfermagem, parabenizo todos os profissionais pela excepcional presença na condução da saúde dos brasileiros”, fala.

Valorização da profissão e formação

De acordo com dados do Censo da Educação Superior realizado pelo MEC, a Enfermagem é uma das faculdades com maior número de matriculados no Brasil. Ela ocupa o quinto lugar entre os cursos: são 334.779 alunos em todo o país. A Faculdade Santa Casa BH, referência do ensino em saúde na capital, oferece formação em diferentes modalidades da área. A instituição está com inscrições abertas para curso técnico e para a pós-graduação em Enfermagem. As vagas para o curso técnico em Enfermagem são no turno da manhã, tarde e noite. A próxima turma começa em agosto.

Essa verdadeira vocação pelo cuidado também faz parte da vida da aluna de Técnico em Enfermagem da Santa Casa BH, Lívia Santos Lomes.”Sou filha de enfermeira. Vim estudar na Santa Casa BH por indicação da minha mãe, pois toda a base da formação dela veio daqui”, conta

A expertise assistencial da instituição, também está presente na pós-graduação em Enfermagem nos seguintes cursos: Enfermagem em Terapia Intensiva – Adulto, Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Cardiologia, Circulação Extracorpórea e Assistência Circulatória Mecânica, Especialização em Sexualidade Humana e Enfermagem Obstétrica.

Para mais informações e incrições acesse o site www.faculdadesantacasabh.org.br