Atualizado em: 27/05/2025 – 14:05:00

Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido; destinação não impacta no valor do imposto a ser pago ou restituído

Falta pouco para o prazo final da entrega do imposto de renda, que se encerra no dia 30 de maio, e milhões de brasileiros ainda não fizeram sua declaração. A Santa Casa BH, maior hospital 100% SUS do Brasil em número de internações, convida a quem ainda não declarou a destinar parte do imposto devido a iniciativas que beneficiam milhares de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

A Campanha Imposto de Renda Solidário 2025, com o mote “Transforme seu Imposto de Renda em um ato de coração”, foi criada para chamar a atenção do contribuinte que, por meio de em um gesto simples e generoso — mas ainda pouco conhecido —, ajuda na manutenção de projetos sociais. Segundo dados da Receita Federal, menos de 3% dos contribuintes brasileiros optam pela destinação.

“A destinação do Imposto de Renda é um recurso que impacta positivamente na vida de milhares de pessoas, mas muita gente deixa de fazer por desconhecer essa opção. É importante ressaltar que, apesar de gerar um novo boleto, ele não altera em nada no valor do imposto a ser pago na declaração, é apenas uma destinação”, reforça a analista de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos da Santa Casa BH, Jessica Matias.

Como fazer a destinação?

Para fazer esse gesto de solidariedade, o contribuinte deve escolher a opção “Deduções Legais” como tributação. Em seguida, deve clicar na opção “Deduções na Declaração”, escolher uma das opções de destinação disponíveis, selecionar o fundo municipal e então a UF “MG” e o município “Belo Horizonte”. Os dados do fundo serão preenchidos automaticamente.

Feito isso, é só digitar o valor a ser destinado (o valor máximo permitido aparecerá automaticamente) e gerar um boleto (DARF). O pagamento poderá ser feito até a data limite do envio da declaração. Para garantir que esses recursos sejam utilizados em projetos promovidos pela Santa Casa BH, é preciso enviar um email para impostosolidario@santacasabh.org.br contendo o DARF, comprovante de pagamento e dados do doador (nome completo, CPF, data de nascimento e endereço com CEP).

Quais são os projetos promovidos pela Santa Casa BH e como a destinação do Imposto de Renda pode contribuir?

  • Fundo da Criança e do Adolescente – ao escolher essa opção, a Santa Casa BH terá recursos para o atendimento de mais de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com suspeitas de problemas visuais e para a aquisição de 111 equipamentos e materiais oftalmológicos para o tratamento de pacientes com ceratocone, uma doença ocular progressiva que afeta a córnea.
  • Fundo Municipal do Idoso – com esse “ato de coração”, serão adquiridos 75 máquinas de hemodiálise para o tratamento de pacientes que fazem tratamento 3 vezes por semana, alguns pela vida toda. Cerca de 250 idosos poderão ser beneficiados com mais de 30 mil sessões de hemodiálise em em um ano.

Sobre a Santa Casa BH 

Maior complexo de saúde de Minas Gerais e maior hospital 100% SUS do Brasil em número de internações, a Santa Casa BH recebe pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros, oferecendo assistência de alta complexidade em oncologia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, partos de alto risco, transplantes, entre outras especialidades. São mais de 3,5 milhões de atendimentos anuais e 1.200 leitos, garantindo assistência de ponta a quem mais precisa.

Transforme seu Imposto de Renda em um ato de coração! Saiba mais em  apoie.santacasabh.org.br/ir2025 

Opções de privacidade