Atualizado em: 09/04/2024 – 15:04:06

Ação foi realizada no último sábado (23/3) e teve como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

O último sábado (23/3) foi marcado por uma grande mobilização em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal, isso porque a Santa Casa BH, maior complexo hospitalar de Minas Gerais, realizou um mutirão de colonoscopia que atendeu 60 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação celebrou o Março Azul, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de intestino, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o terceiro tipo mais comum no Brasil, em números absolutos. Entre os homens, é o segundo, ficando atrás do câncer de próstata e, no público feminino, também ocupa a segunda colocação, perdendo apenas para o câncer de mama.

O mutirão aconteceu no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) do Hospital de Alta Complexidade 100% SUS e contou com a participação de 20 profissionais, entre coloproctologistas, residentes, anestesistas e técnicos de enfermagem. A ação foi prestigiada pelo provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, além de demais gestores da instituição, e também estiveram presentes o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e a secretária adjunta da pasta, Poliana Lopes.

O provedor da Santa Casa BH aproveitou a ocasião para reconhecer o engajamento dos profissionais da coloproctologia. “Nós sabemos que a prevenção do câncer é a melhor forma de combater a doença. Hoje, o que eu vi de mais bonito foi o alinhamento da equipe de coloproctologistas e demais profissionais da assistência, que, mesmo diante das limitações, tiveram essa importante iniciativa, que merece todo o reconhecimento da instituição e também de toda a sociedade”, disse Roberto Otto.

Reforçando a relevância da instituição para a saúde dos mineiros, o secretário Fábio Baccheretti pontuou que a Santa Casa BH é “o hospital mais importante do nosso estado, em produção SUS é o segundo do país e vem recebendo os investimentos merecidos do governo de Minas. Existe toda uma organização para a realização de um mutirão como esse, por isso eu queria agradecer à instituição, ao corpo clínico e  a todos os profissionais de saúde que fazem acontecer”, comentou.

Pacientes do SUS beneficiados

Além de atender os 60 pacientes que foram previamente avaliados e estavam preparados para a colonoscopia, o mutirão buscou desconstruir alguns mitos em torno do exame, como lembrou o médico coloproctologista assistente e chefe do departamento do CDT da Santa Casa BH, Dr. Guilherme Santos.

“A colonoscopia é segura, rápida, indolor e é muito importante disseminar essa informação, pois ela é crucial para a prevenção e detecção precoce do câncer colorretal, o que aumenta significativamente as chances de cura. Esse tipo de câncer se desenvolve lentamente e muitas vezes não apresenta sinais ou sintomas até atingir estágios avançados”, alertou o médico.

Ele também aproveitou para parabenizar a iniciativa, o envolvimento e a organização de toda a equipe da proctologia. “Nós estamos proporcionando à população o acesso mais rápido à colonoscopia, estamos fazendo a fila andar e o mais importante: realizando os exames com a qualidade que o paciente merece”, completou Dr. Guilherme.

De acordo com o Ministério da Saúde, a colonoscopia é recomendada para homens e mulheres entre 50 e 75 anos. Esse é o caso da recepcionista Eliane Cristina Pedrosa, de 53 anos, paciente atendida pelo mutirão que buscou o exame para descobrir o que pode estar causando uma dor na região da barriga.

“Descobri uma dor na lateral da barriga, passei pelo clínico do SUS e nós estamos investigando desde o início, quando comecei a sentir essa dor. Eu não esperei. Esperar em casa, nunca”, relatou.

Os pacientes do SUS que precisam realizar a colonoscopia devem procurar o posto de saúde de referência da sua região para serem encaminhados aos serviços de exames que compõem a rede do Sistema Único de Saúde.