Atualizado em: 19/09/2025 – 16:09:42

Mais uma vez, a Santa Casa BH se juntou à campanha “De Olho Nos Olhinhos”, criado para chamar atenção para o retinoblastoma, um tipo de câncer que afeta a visão e costuma ser mais comum em crianças de 0 a 5 anos realizou nesta quinta, 18, um mutirão de exames em pacientes de 0 a 5 anos. 

Cerca de 50 crianças cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte serão atendidas no Ambulatório Especializado de Oftalmologia. Além dos exames para identificar a doença, a equipe especializada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH também estará à disposição para dar orientações aos pais. 

Criada pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa Diana Garbin, o “De Olho Nos Olhinhos” tem o objetivo de conscientizar as famílias sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma e alertar os pais sobre a importância de um diagnóstico precoce. Apesar de raro, é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano, segundo o Ministério da Saúde. 

Como identificar o retinoblastoma? 

Um dos sintomas mais comuns é a leucocoria, um reflexo esbranquiçado nos olhos da criança, conhecido popularmente como ‘olho de gato’, que os pais conseguem observar facilmente, ao tirar uma foto da criança, com flash. O reflexo normal é avermelhado. 

É importante lembrar que, na maioria dos casos, o retinoblastoma é uma doença curável. A quimioterapia e o tratamento oftalmológico têm mostrado resultados extraordinários, preservando o olho e a visão. Em algumas situações, quando o diagnóstico é feito tardiamente, é preciso recorrer à enucleação, que é a retirada cirúrgica do globo ocular. 

Serviço de referência em Minas Gerais 

A Santa Casa BH é referência para o tratamento do retinoblastoma em Minas Gerais. Desde abril de 2019, o hospital conta com o aparelho RetCam – adquirido com recursos próprios, mais verba doada pela ONG Marchadores pela Vida e ARD Foundation. Trata-se de um moderno e avançado sistema de mapeamento e avaliação da retina, baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução, que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares. 

A instituição dispõe de uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada, para prestar assistência integral, desde o diagnóstico até todo o tratamento e acompanhamento.

 

Opções de privacidade