Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:10

A Santa Casa BH está constantemente em evolução e atenta a tecnologias que possam aprimorar o atendimento prestado aos nossos pacientes. Em novembro do ano passado, a instituição deu mais um passo rumo à inovação com a implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para auxiliar o setor de Farmácia Clínica nas tomadas de decisões, no acompanhamento das solicitações de medicamentos que são feitos via prescrições médicas.

Trata-se do NoHarm, uma ferramenta de IA que auxilia na avaliação das prescrições médicas, sendo possível avaliar rapidamente as quase 2000 prescrições realizadas diariamente no hospital, além de participar do processo de tomada de decisão em relação à farmacoterapia, aumentando a segurança do paciente, reduzindo riscos de interação medicamentosa, alergias e custos desnecessários durante a liberação destes medicamentos.

A gerente de Farmácia Clínica da Santa Casa BH, Melina Naves, menciona sobre o ganho da IA no dia a dia das avaliações feitas nas prescrições. “O sistema detecta duplicidades, interações medicamentosas, alteração nos exames, identificando inúmeras oportunidades de melhorias que só foram percebidas mediante a análise da inteligência artificial, como também possibilidade de expansão do serviço devido à agilidade que nos proporciona por integrar as informações em uma única tela”.

“O sistema Noharm traz grande ganho de eficiência para as intervenções da farmácia clínica na medida em que automatiza a busca de informações relevantes”, analisa o superintendente de Governança Clínica do Grupo Santa Casa BH, Dr. Pedro Macedo, a relevância da ferramenta para o serviço de Farmácia Clínica

Já a Superintendente de Assistência à Saúde do Grupo Santa Casa BH, Raquel Brant, relembrou a implantação do serviço de Farmácia Clínica, distante na época à realidade deste Hospital, e que hoje é um motivo de orgulho para a instituição com a implementação deste novo sistema. “A IA veio para auxiliar na tomada de decisões assistenciais, otimizando recursos e aumentando cada vez mais o compromisso com a qualidade de vida”.