Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

Na última quarta-feira (05/04), o leito 14, do 13º andar da Santa Casa BH, tornou-se, por alguns minutos, palco de um dos mais antigos e queridos grupos musicais do país. Isso porque o Xonadão, sanfoneiro do Trio Parada Dura, juntamente com seus amigos da dupla sertaneja Marcos & Felipe, resolveram fazer uma surpresa para o paciente Anizete Lima, lavrador de 52 anos, morador de Luislândia, norte de Minas Gerais, transplantado com um novo coração há 35 dias.

Tudo começou quando a fisioterapeuta da Santa Casa BH, Larissa Fraga teve a ideia de entrar em contato com o Xonadão pelas redes sociais, para realizar o sonho do paciente, que era ter um CD do Trio, lançado em 2007. “Durante as sessões de fisioterapia eu gosto de colocar músicas para os pacientes. Um dia, o Seu Anizete me disse que era fã do Trio Parada Dura e que em 2008 viajou por horas para chegar até o show deles na cidade de Montes Claros e adquirir um CD para levar de lembrança, mas quando chegou a sua vez de comprar, todos os exemplares esgotaram e desde então o Seu Anizete tenta adquirir esse disco”, relata a Larissa.

A fisioterapeuta resolveu entrar em contato com o Xonadão para conseguir o CD e o músico prontamente enviou um vídeo para o paciente, dizendo que enviaria o tão sonhado álbum para ser entregue a ele na Santa Casa BH, mas para a surpresa do Seu Anizete, o sanfoneiro resolveu visitá-lo, trazendo muita música, emoção e alegria.

O Xonadão contou que tem grande carinho e respeito pela Santa Casa BH, pois seu pai e seu irmão já ficaram internados na instituição e foram muito bem acolhidos pelos médicos e profissionais. “Quando eu soube da história do Seu Anizete eu fiquei muito sensibilizado e pensei que podia fazer algo a mais por esse fã especial”, e ainda brincou com o paciente: “eu vim testar se esse coração novo tá funcionando mesmo, quero ver ele bater forte e apaixonado”.

O Seu Anizete ficou muito emocionado e agradecido aos músicos, aos médicos e às equipes da Santa Casa BH. “Eu agradeço a Deus e a todos vocês. Eu renasci aqui, ganhei um novo coração, fiz novos amigos e ainda conheci o Xonadão, um dos meus maiores ídolos. Eu nunca imaginei passar por isso, esse dia vai ficar guardado pra sempre na minha memória e no meu coração. Muito obrigado por tudo o que fizeram por mim”.

Larissa explica que o trabalho realizado na Santa Casa BH vai muito além de reabilitar o paciente, e reflete como pode melhorar a vida de cada um. “A gente pensa na humanização, em trazer o amor do paciente. Porque nós escolhemos estar aqui, trabalhar aqui, mas o Seu Anizete não escolheu. Então o que eu poderia fazer por ele, além de tirá-lo de leito e reabilitá-lo? Realizar o seu sonho”.

Durante a visita dos músicos, o superintendente de Governança Clínica da instituição, Dr. Pedro Macedo Souza lembrou que a Santa Casa BH é o maior hospital transplantador de órgãos, tecidos e células de Minas Gerais, tendo realizado 218 transplantes em 2022. “No mês de março, recebemos o selo nível A, do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (QUALIDOT), do Ministério da Saúde. Essa certificação é a qualificação máxima concedida a hospitais do Brasil que integram o Sistema Nacional de Transplante”, ressalta.

Opções de privacidade