Atualizado em: 17/09/2024 – 16:09:18

Ação fez parte da programação do Setembro Dourado e contou com a participação da paratleta medalhista olímpica Carolina Moura e outros convidados

No último dia 13 de setembro, a Santa Casa BH promoveu as “Olimpíadas Infantis”, como parte da campanha mundial Setembro Dourado, que visa conscientizar sobre o câncer infantojuvenil. O evento trouxe alegria e esperança para os pequenos pacientes, transformando-os em “atletas” por um dia.

Segundo maior causador de mortes entre crianças e adolescentes no Brasil, o câncer infantojuvenil continua sendo um desafio, com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimando cerca de 7.930 novos casos anuais no país, até 2025. Diante dessa realidade, a Santa Casa BH, referência nesse tipo de tratamento oncológico em Minas Gerais, realizou diversas atividades dentro do Setembro Dourado, incluindo o evento esportivo que marcou a programação.

Com o tema “Juntos pelo ouro”, inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a ação contou com brincadeiras como bambolê, representando a ginástica artística, e dança, remetendo ao breakdance, além da entrega de medalhas às crianças em tratamento, como uma homenagem à sua coragem e resiliência.

A presença da paratleta Carolina Moura, medalhista de ouro no taekwondo feminino em Paris, foi um dos destaques da iniciativa, inspirando os pacientes com sua trajetória de superação. Além dela, o ex-jogador de basquete Cleiton Sebastião e influenciadores também participaram, trazendo um clima de entusiasmo ao hospital.

“Acreditamos que ações como as ‘Olimpíadas Infantis’ levam leveza e esperança aos nossos pacientes. Cada criança é um verdadeiro campeão, e a presença da Carolina, do Cleiton e dos demais convidados reforçou essa mensagem de superação”, afirmou Lorena Lima, gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH.

O pequeno Yan Emanuel, de 11 anos, participou com a mãe. Faz dois anos e meio que ele teve o diagnóstico de um tipo de leucemia, passou muito tempo internado, mas agora está melhor, fazendo o tratamento em casa. “Nós, mães, entramos dentro da mesma barca e o sentimento é um só. Agora, é um momento de alívio, é muito gratificante e só tenho que agradecer mesmo a Deus e toda a equipe”, disse Doracy, mãe do paciente.

“Essa é a primeira vez que eu sou o primeiro em alguma coisa de verdade, e quero agradecer a toda a minha família, que me apoiou”, completou Yan Emanuel, que recebeu a medalha de ouro das mãos da Ana Carolina Moura.

A paratleta, por sua vez, falou sobre o sentimento de estar participando da ação do Setembro Dourado da Santa Casa BH. “Eu acredito muito que o esporte e as nossas atitudes devem ser voltadas para as pessoas, e poder executar isso de uma forma tão incrível, que é com as crianças, é um privilégio. Elas são o nosso futuro, então eu me sinto lisonjeada”, compartilhou.

Workshop

Complementando a programação do Setembro Dourado, no dia 12 de setembro, a Santa Casa BH também realizou o workshop “Abordagem integrada no tratamento oncológico: práticas essenciais para o cuidado de qualidade”, voltado aos profissionais de saúde da instituição, promovendo palestras e discussões em grupo sobre cuidados oncológicos.

“A campanha Setembro Dourado é essencial para conscientizar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do câncer infantojuvenil. Oferecer informações de qualidade e educação aos profissionais é a chave para diagnósticos e tratamentos mais eficazes. Como referência no atendimento oncológico infantil, a Santa Casa BH se engaja todos os anos nessa ação”, destacou o Dr. Joaquim Caetano Neto, coordenador médico do Instituto de Oncologia Santa Casa BH.

Confira as fotos das ações do Setembro Amarelo: