Atualizado em: 02/04/2024 – 15:04:23

Distúrbio, caracterizado pela dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos, frequentemente é associado a doenças sistêmicas ou neurológicas

No dia 20 de março, a equipe de Fonoaudiologia da Santa Casa BH promoveu uma palestra sobre “Disfagia – Da Identificação ao Tratamento”. Sob a liderança da fonoaudióloga Natália Bocato, o evento voltado para o público interno da instituição marcou o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, buscando ampliar o debate em torno do tema.

A disfagia é uma condição que afeta a capacidade de engolir alimentos de forma segura e eficiente, interferindo no trajeto do alimento desde a boca até o estômago. Essa condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo problemas na deglutição (o ato de engolir) e dificuldades na progressão do alimento pelo esôfago (o tubo que conecta a boca ao estômago). “Frequentemente é associado a doenças sistêmicas ou neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC), câncer de cabeça e pescoço, efeitos colaterais de medicamentos ou quadro degenerativo próprio do envelhecimento”, explica Natália Bocato.

O objetivo principal do encontro foi proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda dos sinais de alerta da disfagia, além de abordar estratégias eficazes para identificá-la e tratá-la de maneira adequada. Natália Bocato destacou a importância do diagnóstico precoce, enfatizando como isso pode garantir tratamentos mais eficazes e, consequentemente, melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes afetados.

Uma parte prática fundamental da palestra, realizada em parceria com a Thicken Up Clear – espessante e gelificante versátil que auxilia em condições como a disfagia –  permitiu aos participantes experimentar o produto. Essa demonstração evidenciou a eficácia do Thicken Up Clear em manter o sabor, aroma e cor dos alimentos, sem comprometer sua consistência, o que é fundamental para garantir uma alimentação segura e prazerosa para os pacientes com disfagia.

Além de enriquecer o conhecimento  sobre a doença, o evento capacitou os profissionais da área para tomar decisões mais fundamentadas no cuidado aos pacientes. A Santa Casa BH se orgulha de oferecer iniciativas educacionais tão relevantes, reafirmando o seu compromisso em levar saúde de ponta para todos.