Atualizado em: 12/04/2024 – 17:04:27

Cerca de 120 crianças receberam a visita da dupla de palhaços mais amada do Brasil; Mais do que uma surpresa, foi um momento de alegria, esperança e amor compartilhado

Na tarde do dia 4 de abril, as crianças em tratamento na ala pediátrica do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH tiveram uma surpresa especial. Os palhaços mais amados do Brasil, Patati e Patatá, fizeram uma visita cheia de alegria e encantamento, levando sorrisos e diversão a todos os presentes.

Assim que a dupla de artistas chegou aos andares da Pediatria, os corredores se encheram de expectativa e emoção. As crianças, ansiosas para ver de perto e abraçar os donos dos sapatos gigantes e cabelos de batata frita colorida, não resistiram em registrar o momento. Com muita descontração e carinho, Patati e Patatá atenderam a todos os pedidos, distribuindo alegria por onde passavam.

Visitando os pequenos pacientes internados e percorrendo os corredores do 3º e 10º andares do hospital, os palhaços despertaram surpresa e sorrisos em cada quarto. A vinda deles também foi um presente para os pais que acompanham as crianças, como Simone Maria, mãe do Lucas, que relatou ser grande fã dos artistas há muitos anos. “A visita deles traz mais leveza para as crianças e para nós, pais e acompanhantes. É uma grande alegria poder conhecê-los e tirar fotos com eles”, conta.

Um dos momentos mais marcantes foi o encontro com Josué Arthur, um garoto de 10 anos que é muito fã de Patati e Patatá e que, em apenas um mês, realizou dois sonhos na Santa Casa BH: receber um novo rim e conhecer seus palhaços favoritos. A mãe do paciente, Mirian Moraes, conta que após três anos na fila de espera para a realização do transplante, há duas semanas, Josué finalmente conseguiu passar pelo transplante renal e, em breve, receberá alta”, explica.

Na ocasião, Josué ficou muito emocionado ao abraçar os palhaços e contar toda a sua trajetória até chegar ao maior hospital transplantador de Minas Gerais. Ele ainda tirou fotos, pegou um autógrafo em sua carteirinha do transplante e ganhou um par de ingressos para ir ao show dos artistas, que ficarão na capital mineira até o dia 5 de maio. “Estou tão feliz que não sei nem explicar. Nunca vou esquecer esse momento. Quero receber alta logo para ir ao show deles”, conta.

Para Patati e Patata, visitas como essa são extremamente gratificantes. “É muito importante a gente vir aqui no hospital, conhecer nossos amiguinhos que estão em tratamento e não podem ir ao nosso show. Ver os olhinhos deles brilhando, cada sorriso, é muito gratificante. Além disso, sentimos que a visita é como se fosse um respiro para as crianças, pois muda a rotina do hospital. Muitas vezes, a gente chega e os pequenos estão chorando ou recebendo uma injeção e, quando eles veem a gente, se surpreendem e esquecem um pouquinho da dor”, relatam.

A coordenadora da Unidade de Internação Pediátrica, Tathyane Bazoli, ressalta a importância da visita dos palhaços, especialmente no setor de Oncologia Pediátrica. “Em meio a um universo de cuidados com a saúde e longos tratamentos, a presença deles traz uma dose de alívio. É muito mais que uma simples visita, é um momento de alegria, esperança e amor compartilhado. Eles deixarão lembranças que ficarão para sempre na memória e nos corações”, diz.

Tathyane lembrou ainda que a visita de Patati e Patatá ocorreu alguns dias após a inauguração da reforma da ala pediátrica do Instituto Materno Infantil da Santa Casa BH. Na oportunidade, foi anunciada a ampliação do número de leitos de 30 para 36 e mais um leito-dia, destinado a crianças e adolescentes que precisam de alguns tipos de atendimento e têm previsão de alta para o mesmo dia.

O Instituto Materno Infantil

Uma das 10 unidades da Santa Casa BH, o Instituto Materno Infantil trata, com excelência, mulheres, gestantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes, oferecendo assistência multidisciplinar, com profissionais altamente capacitados para atuar em casos de alta complexidade.

Além da Internação Pediátrica, os serviços do instituto incluem uma maternidade referência em partos de alto risco em Minas Gerais, o Centro de Parto Normal Irmã Dulce, uma Unidade Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, ambulatórios e CTI’s Pediátricos.

Maior hospital transplantador de Minas Gerais

Com um recorde de 355 transplantes em 2023, a Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS consolida-se como o maior hospital transplantador do estado. Em crianças, foram realizados 22 transplantes, sendo 14 renais, cinco de medula óssea e três de fígado.

Confira o vídeo da visita!