Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:06

Honraria é concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais a personalidades e instituições que se destacam por seu serviço e iniciativa em prol da sociedade mineira

Na noite da última quarta-feira (8/11), o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima e o Instituto de Oncologia Santa Casa BH foram agraciados com a medalha do Mérito Legislativo – principal honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A medalha foi criada em 1982 e é entregue a cada dois anos a pessoas físicas, jurídicas e instituições que contribuem para a promoção da cidadania e do desenvolvimento do estado.

A solenidade de entrega ocorreu no Grande Teatro do Palácio das Artes e o provedor da Santa Casa BH recebeu duas medalhas, sendo uma para o Instituto de Oncologia da Instituição. Ele agradeceu pelas honrarias, uma por indicação do deputado estadual Mário Henrique Caixa e a outra por indicação do deputado estadual Elismar Prado, guardião do Instituto de Oncologia Santa Casa BH. “Para mim é uma honra e uma imensa alegria receber esta importante homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A gente não busca notoriedade quando salvamos vidas, mas ter o reconhecimento de uma instituição da grandeza da Assembleia, nos motiva ainda mais a seguir em frente e continuar levando saúde de ponta para todos”, diz Roberto Otto Augusto de Lima.

O provedor conta que o Instituto de Oncologia Santa Casa BH oferece toda a linha de cuidado para pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde consulta clínica, atendimento ambulatorial, quimioterapia, radioterapia, internação, cirurgia, entre outros. “Fomos a primeira Instituição de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer, e hoje, mais de um século depois, ainda somos referência naquilo que nascemos para fazer. Atendemos mais de 120 mil pacientes por ano”, afirma.

A Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG em três graus: Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Além das medalhas, os agraciados receberam diplomas assinados pelo presidente da Assembleia.
Neste ano, a honraria foi entregue a 175 personalidades e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania e por seus méritos excepcionais. O tema desta edição foi “Assembleia Legislativa de Minas Gerais: tradição em inovar” e agraciou nomes que também têm conexão com a inovação nas mais diversas áreas, como política, justiça, saúde, educação e comércio, além de empresários, militares, líderes religiosos, entidades do setor produtivo e associações culturais.