Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:10

A recente conquista do selo Nível A, do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (QUALIDOT), do Ministério da Saúde, reforçou a posição de referência da Santa Casa BH (SCBH) como principal hospital transplantador de Minas Gerais. A certificação atesta a excelência dos processos e dos atendimentos do serviço e, pensando nisso, a instituição realizou, no último dia 8 de março, um evento de comemoração e reconhecimento dos profissionais do setor, que são os grandes responsáveis por esse importante resultado. 

A celebração aconteceu no Salão Nobre e contou com a presença do provedor da SCBH, Roberto Otto Augusto de Lima, dos diretores, superintendentes e gerentes, além dos profissionais da área de Transplantes. Também esteve presente a subsecretária de Atenção à Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Na fala de abertura, o provedor destacou que o Nível A do Qualidot elevou ainda mais o nome da Santa Casa BH no meio da saúde, considerando que é um dos poucos hospitais do estado e do Brasil a conquistarem essa categoria. Ele também parabenizou os profissionais. “Graças ao trabalho de vocês e das gerações anteriores, conquistamos esse resultado. Nos enchemos de orgulho por ter vocês aqui, trabalhando sempre com qualidade e engajamento. A instituição segue empenhada para continuar trazendo melhorias para o serviço, com o objetivo de suprir cada vez mais a demanda da sociedade. Parabéns a todos!”, reconheceu Roberto Otto.

Após a fala do provedor, foi exibido um vídeo especial de agradecimento aos profissionais, gravado com pacientes transplantados. Em seguida, o diretor de Assistência à Saúde, Cláudio Dornas, relembrou como o setor de Transplantes abriu as portas da SCBH para uma nova realidade, mostrando que a instituição podia ir ainda mais longe. “Nós expandimos nossos horizontes e projetamos um futuro. A construção do setor, desde o seu início, foi fruto de um trabalho muito bonito que mexeu com todos e envolveu diversas áreas. Nós já sabíamos da nossa qualidade, agora o Ministério da Saúde chancelou e todo mundo pode saber o que fazemos para a continuidade da vida dos nossos pacientes. Nossa expectativa é ampliar ainda mais a área”, anunciou o diretor.  

A  subsecretária de Atenção à Saúde de Belo Horizonte, por sua vez, enalteceu a relevância da Santa Casa BH para o SUS. “É uma instituição com mais de mil leitos, que  forma profissionais para o Sistema Único de Saúde e que conta com um ambulatório que traz uma importante oferta para a nossa rede. É uma grandeza enorme. Ter a Santa Casa em Belo Horizonte, com essa potência, com essa capacidade, para nós, é um orgulho e um presente. Eu quero parabenizar o maior hospital transplantador de Minas Gerais. Foram avaliados indicadores de volume, segurança e qualidade assistencial e é isso que faz a diferença. Precisamos ampliar o acesso [aos transplantes] e ter produtividade, mas não pode ser a qualquer custo, tem que ser com qualidade e segurança do paciente e do trabalhador. Essa qualificação não é à toa, porque vocês representam tudo isso”, disse Taciana Malheiros.  

 

Homenagem aos profissionais  

O destaque do evento foi a homenagem feita aos profissionais do setor de Transplantes. No total, oito equipes receberam um troféu que representava a continuidade da vida dos pacientes e cada colaborador foi agraciado com um certificado. Foram reconhecidas as equipes de  fígado, coração, rim, medula óssea, córnea e ossos, os membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e a equipe de retirada de órgãos. A solenidade foi encerrada com um coffee especial. 

Opções de privacidade