Atualizado em: 19/07/2024 – 16:07:59

Instituição celebra legado histórico com campanha comemorativa e anuncia novos projetos de expansão e inovação

A Santa Casa BH, sinônimo de cuidado e excelência em saúde em Minas Gerais, celebra, este ano, 125 anos de história. O aniversário, comemorado no dia 21 de maio, deu início a uma série de eventos que se estendem até 2025. Para marcar este momento especial, a gigante da saúde lançou no dia 3 de julho a campanha ‘Sonhos não envelhecem’, que celebra seu legado e reafirma seu compromisso com uma saúde de ponta para todos.

A campanha celebra o nascimento da maior instituição de saúde de Minas Gerais como o encontro de uma grande ideia com uma imensa vontade de fazer o bem ao próximo. O conceito central destaca que, ao longo desses 125 anos, inúmeras vidas foram salvas, sonhos foram realizados e, o maior sonho de todos, o funcionamento contínuo da Santa Casa BH, se renova diariamente.

O lançamento para toda a sociedade aconteceu no Automóvel Clube de Minas Gerais, durante um evento especial voltado para imprensa, influenciadores, autoridades, empresários e parceiros. A festa contou com a exibição do curta-metragem “Sonhos não envelhecem”, que celebra a história e os sonhos realizados pela Santa Casa BH ao longo dos anos. Embalado pela trilha sonora do clássico “Quem sabe isso quer dizer amor”, de Lô Borges e Márcio Borges, o filme mostra como a Santa Casa BH nasceu de um sonho que nunca envelhece. Ao contrário, ele se renova todos os dias, há 125 anos: levar saúde de ponta para todos.

Com uma linguagem poética e fantástica, o filme mostra um sonho que rejuvenesce enquanto assiste histórias e sonhos de pacientes que foram realizados ao longo dos anos dentro do hospital, como a histórica cirurgia da separação das gêmeas siamesas Sônia e Sandra, na década de 80, e o casamento de Rogério Mota, paciente em tratamento contra o câncer, com sua noiva Rute Almeida, em julho de 2023.

“Ter alguém ao nosso lado nos apoiando, segurando a nossa mão quando precisamos, impulsiona os nossos sonhos. É isso que queremos mostrar, que todos podem contar com a Santa Casa BH sempre que precisar”, comenta o provedor da instituição, Roberto Otto Augusto de Lima.

O curta-metragem, inicialmente lançado nas redes sociais da Santa Casa BH no dia 28 de junho, durante a festa de aniversário da instituição para colaboradores e médicos, já acumulou mais de 104 mil visualizações orgânicas. A partir do próximo domingo, 7 de julho, o filme será exibido nas principais emissoras de TV aberta em todo o país.

Ações e projetos futuros

A campanha de 125 anos prevê diversas ações internas e externas, entre elas a restauração e a pintura da fachada da Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, a modernização do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), entre outros.

A história da Santa Casa BH começa em 1899, quando Belo Horizonte ainda dava seus primeiros passos como capital de Minas Gerais. Em uma época em que não havia hospitais na cidade, a instituição foi fundada para atender às necessidades de saúde da população, inicialmente operando em barracas.

No início dos anos 2000, a Santa Casa BH enfrentou sua maior crise. Com apenas 80 leitos, funcionários em greve devido a salários atrasados e uma imensa dívida, o futuro parecia incerto. No entanto, a resiliência e a dedicação dos profissionais que lá trabalhavam fizeram com que a instituição se reinventasse. A partir de 2009, a Santa Casa BH tornou-se 100% SUS, expandindo seus serviços e se tornando um pilar da saúde pública em Minas Gerais.

Hoje, a Santa Casa BH é o maior complexo de saúde do estado, com mais de 7 mil colaboradores, atendendo mais de 90% dos municípios mineiros e se destacando como referência em praticamente todas as especialidades médicas. De uma estrutura praticamente improvisada em 1899, a instituição chega a 2024 como o hospital que mais realiza internações no país. “Somamos mais de 3,5 milhões de atendimentos por ano e contamos com mais de 1.200 leitos. Somos, ainda, reconhecidos pela excelência e por sermos referência nacional em alta complexidade, em especialidades como oncologia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, partos de alto risco, transplantes, entre outros”, conta Roberto Otto, provedor.

A Santa Casa BH tem investido cada vez mais em inovação e na modernização do parque tecnológico para aprimorar continuamente os serviços, que, desde 2024, se expandiram, com dez unidades divididas nos eixos de Assistência à Saúde; Ensino, Pesquisa e Inovação e Assistência Social, pilares que sustentam e norteiam a guardiã da saúde em Minas Gerais.

Planos Futuros

Com uma história rica e uma visão voltada para o futuro, a Santa Casa BH continua a transformar vidas e a construir um legado de excelência em saúde. A celebração dos 125 anos é mais do que uma homenagem ao passado, é um convite para todos participarem dos próximos capítulos dessa história.

Roberto Otto revela que o plano diretor instituído pela Alta Gestão da Santa Casa BH possui 11 projetos inovadores, dentre eles: “inaugurar um Instituto de Transplantes, uma nova Unidade Neonatal e abrir o tão sonhado curso de Medicina. Afinal, também somos o berço do ensino e queremos formar ainda mais profissionais de ponta”, conclui o provedor.

Assista o vídeo

Opções de privacidade