Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

O marco reforça a posição de referência da instituição entre os principais hospitais do país que realizam este tipo de procedimento

 

A Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, maior centro transplantador de órgãos, tecidos e células de Minas Gerais, realizou, no mês de junho, o centésimo transplante cardíaco – marco que reforça a posição de referência da instituição entre os principais hospitais do país que realizam este tipo de procedimento. Em 2022, foram realizados 328 transplantes de órgãos sólidos, o número elevado mantém a Santa Casa BH no primeiro lugar em números de transplantes do estado.

O centésimo transplante cardíaco foi realizado no Sr. Laudicélio de Paula Marques, 60 anos, diagnosticado com miocardiopatia dilatada e idiopática, condição que acontece quando o coração dilata e causa insuficiência cardíaca. Ele descobriu a doença em 2014, mas somente em 2023 iniciou o acompanhamento na Santa Casa BH. 

De acordo com o coordenador clínico do Programa de Transplantes Cardíaco da Santa Casa BH, Dr. Sílvio Amadeu Andrade, o procedimento, realizado no dia 16 de junho, teve duração de quatro horas, e foi realizado por nove profissionais da equipe de transplante cardíaco. 

Sr Laudcélio, 100º transplante de coração da Santa Casa BH

A cirurgia foi um sucesso e o Sr. Laudicélio teve alta nesta quinta-feira, dia 6 de julho. Durante a alta médica, ele agradeceu aos médicos e a toda equipe médica e assistencial. “Vocês me devolveram a vida. Eu sou muito grato a todos os profissionais da Santa Casa BH e aos familiares do doador pelo gesto de amor. Espero viver até 100 anos”, emociona. 

Dr. Sílvio Amadeu conta que o primeiro transplante cardíaco realizado na Santa Casa BH foi em 2019. Segundo ele, o hospital teria alcançado a marca de 100 transplantes cardíacos em anos anteriores. Para ele, a pandemia da Covid-19 prejudicou muito os transplantes de órgãos sólidos. “Realizar 100 transplantes, em um período tão curto, em que a gente teve a infelicidade de uma pandemia longa e grave, realmente é um feito notável da Santa Casa BH”, conta.

Assista agora nosso vídeo sobre o 100º transplante de coração

Opções de privacidade