Atualizado em: 13/06/2024 – 18:06:05

Ambos os trabalhos foram desenvolvidos pelo Escritório de Gestão de Altas da instituição, o primeiro de Minas Gerais

A Santa Casa BH, maior instituição de saúde de Minas Gerais, foi destaque no 1° Congresso Mineiro de Medicina Hospitalar, realizado nos dias 7 e 8 de junho, no teatro da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). O evento, promovido pelo Capítulo Mineiro da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH-MG), reuniu representantes dos principais hospitais mineiros e de outros estados para debater, atualizar e compartilhar conhecimentos sobre o modelo de Medicina Hospitalar.

A gigante da saúde no estado teve dois trabalhos premiados durante o congresso, reafirmando sua posição de liderança e inovação na área. Ambos os projetos  foram desenvolvidos pelo Escritório de Gestão de Altas (EGA) da Santa Casa BH, o primeiro de Minas Gerais, que visa diminuir o tempo de permanência do paciente internado, proporcionando uma alta hospitalar mais rápida e segura, contribuindo para o sistema de saúde através da disponibilização de acesso ao leito.

A superintendente Assistencial da Santa Casa BH, Raquel Brant, explica que a metodologia pretende contribuir diretamente para mitigar o problema da disponibilidade limitada de leitos – sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS) – além de trazer outros benefícios operacionais e financeiros. “Para se ter ideia, nos primeiros cinco meses, após a implementação do EGA, a instituição apresentou mais eficiência dos serviços prestados e uma economia de mais de R$ 891 mil”, conta.

Sobre os trabalhos

O trabalho “Implementação do EGA em um Hospital de Alta Complexidade: uma estratégia institucional inovadora” ficou em primeiro lugar na categoria de apresentação oral. A coordenadora do Escritório de Gestão de Altas, Ana Paula de Freitas Mota, ministrou o tema detalhando o que é o EGA, destacando-o como uma estratégia inovadora para melhorar a performance hospitalar. Ela ressaltou os benefícios desde os primeiros meses de implementação, como a otimização dos processos hospitalares e a melhoria na comunicação entre as equipes assistenciais, serviços especializados e suporte administrativo.

O segundo trabalho premiado, o “Escritório de Gestão de Altas: consolidação de uma ferramenta de comunicação em um hospital de alta complexidade”, foi exibido em formato E-poster, pela gerente de Regulação e Fluxos Assistenciais da Santa Casa BH, Naiara Arêdes, e também conquistou o primeiro lugar. O estudo descreve a consolidação do EGA como uma ferramenta indispensável para a comunicação eficaz dentro do hospital.

Para a gerente, o objetivo foi implementar o round multidisciplinar como uma metodologia de comunicação para engajar as equipes e discutir casos de pacientes de forma mais eficiente. “Os resultados do primeiro quadrimestre de 2024 da Santa Casa BH mostram um aumento significativo no engajamento dos profissionais nos rounds e na qualidade da assistência prestada aos pacientes”, afirma Naiara.

Reconhecimento e impacto

A implantação do EGA na Santa Casa BH foi reconhecida na 5ª edição do Prêmio Federassantas de Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho. Recentemente, a iniciativa foi validada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  (SES) e recomendada para todos os hospitais que atendem pelo SUS.

Para o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas, ao apoiar o desenvolvimento de práticas inovadoras e eficientes, a instituição reafirma sua missão de oferecer saúde de ponta para todos e de liderar pelo exemplo na administração hospitalar. “Os prêmios recebidos no congresso são um testemunho do trabalho árduo e da dedicação das equipes para melhorar continuamente a assistência aos pacientes”, ressalta.

Confira as fotos abaixo.