Atualizado em: 17/12/2025 – 16:12:22
Na última sexta-feira (12/12), a Santa Casa BH alcançou um marco histórico no Prêmio Melhores ONGs 2025 ao ser reconhecida como a melhor ONG do Brasil na categoria Saúde e receber, simultaneamente, o prêmio destaque como a melhor ONG de Minas Gerais. O resultado consolida a instituição no topo do terceiro setor nacional e reforça sua liderança na saúde filantrópica brasileira.

Da esquerda para a direita: o diretor de Educação e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Carlos Renato; a superintendente de Relações Institucionais, Raquel Ratton; o provedor Roberto Otto; e a equipe de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos da Santa Casa BH.
Considerado o maior e mais relevante reconhecimento do terceiro setor no país, o Prêmio Melhores ONGs anunciou os destaques da edição 2025 durante cerimônia oficial realizada em São Paulo. Entre as 100 melhores ONGs do Brasil — lista da qual a Santa Casa BH já fazia parte — a instituição se destacou ao conquistar dois importantes títulos da noite: o primeiro lugar nacional na área da Saúde e o reconhecimento como melhor de Minas Gerais.
Representando a Santa Casa BH na festa de premiação estiveram a gerente de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos, Vanessa Siviero, e a analista de Projetos da área, Dayana Mesquita.
Para Vanessa, o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo e contínuo.
“Esse prêmio é resultado de um trabalho consistente, construído diariamente por muitas mãos. Além de reafirmar nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade social, o prêmio fortalece a credibilidade da instituição e amplia nossa capacidade de mobilizar parceiros e captar recursos essenciais para seguir qualificando o cuidado e ampliando o acesso à saúde para quem mais precisa”, destaca.
Os prêmios fazem parte da etapa de destaques especiais da premiação e representam um nível ainda mais aprofundado de avaliação, que posiciona a Santa Casa BH como referência nacional em governança, impacto social, transparência e excelência na gestão.
Realizado pela Certificadora Social, em parceria com a Ambev VOA, o Prêmio Melhores ONGs avalia critérios rigorosos como governança, comunicação, transparência, sustentabilidade financeira e impacto social. O processo conta com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a análise de uma banca independente formada por professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais de todo o país.
Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, o reconhecimento traduz a solidez e a maturidade institucional da organização.
“Ser reconhecida como a melhor ONG do Brasil na área da Saúde e como a melhor de Minas Gerais reforça que a Santa Casa BH atua com responsabilidade, transparência e foco no impacto social. Esses prêmios refletem a consistência da nossa gestão e o compromisso diário em oferecer saúde de ponta para todos”, afirma.
A Santa Casa BH é o maior hospital do Brasil em número de internações e atua por meio de 11 unidades organizadas nos eixos Assistência à Saúde; Ensino, Pesquisa e Inovação e Assistência Social. A instituição atende pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros, oferecendo serviços de média e alta complexidade e sendo referência nacional no atendimento filantrópico e 100% SUS.
Sobre o Prêmio
A edição 2025 do Prêmio Melhores ONGs marcou a implementação de um novo modelo de avaliação, com questionário mais detalhado e critérios ampliados. As respostas passaram a ser classificadas por faixas de desempenho, permitindo uma análise mais precisa sobre reputação, monitoramento, avaliação e práticas de gestão das organizações participantes.
O processo de seleção ocorreu em duas etapas: inicialmente, uma análise objetiva de dados e informações verificáveis; em seguida, uma fase documental aprofundada. A banca avaliadora foi composta por especialistas de diferentes áreas, garantindo isenção, rigor técnico e credibilidade ao resultado.






