Atualizado em: 03/09/2024 – 15:09:03

O evento oferecerá uma experiência enriquecedora, destacando as mais recentes inovações tecnológicas

Entre os dias 3 e 8 de setembro de 2024, Belo Horizonte será palco do XXXV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, um dos eventos mais aguardados pela comunidade médica do país. O congresso, que ocorrerá no Minascentro, reunirá neurocirurgiões, residentes, estudantes e outros profissionais da saúde para uma semana intensa de atividades voltadas ao aprendizado e à inovação. A Santa Casa BH terá um papel fundamental nesse evento, não apenas como instituição anfitriã, mas também por meio da participação ativa de seus profissionais em diversas atividades.

Este ano, o congresso traz motivos especiais para a Santa Casa BH: o coordenador da Neurocirurgia, Dr. Bruno Silva Costa, assume a presidência do evento. Sob sua liderança, o congresso promete oferecer uma experiência enriquecedora, destacando as mais recentes inovações tecnológicas, técnicas e procedimentos em neurocirurgia. Entre as novidades, destaca-se o revolucionário Microscópio Cirúrgico Digital Aesculap Aeos®, uma tecnologia de ponta que será lançada oficialmente no XXXV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. O microscópio promete redefinir os padrões da neurocirurgia e elevar a excelência no atendimento aos pacientes.

Durante todo o mês de agosto, o equipamento esteve em uso na Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, onde beneficiou 21 pacientes com procedimentos cirúrgicos inovadores. Segundo a empresa fabricante, a Santa Casa BH foi escolhida para ser a primeira instituição do Brasil a utilizar a tecnologia devido à excelência e relevância em diversas especialidades no país, com destaque para a neurocirurgia.

Um dos pontos altos do congresso será a homenagem ao Dr. Carlos Batista Alves de Souza, que por muitos anos atuou como chefe da Neurocirurgia da Santa Casa BH e é um dos maiores nomes da neurocirurgia brasileira. “Dr. Carlos será reconhecido por sua contribuição inestimável à especialidade e por sua dedicação em consolidar a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia como uma instituição de prestígio. Ele é um exemplo de dedicação à ciência e ao cuidado dos pacientes, deixando um grande legado para a especialidade no Brasil”, ressalta o neurocirurgião da Santa Casa BH, Dr. Marcos Dellaretti.

Pré-Congresso: treinamento imersivo para Doença de Parkinson

Como parte das atividades que antecedem o congresso, a Santa Casa BH sediará o Curso Pré-Congresso de Neurocirurgia Funcional, com foco no Treinamento Imersivo com Hands-on em DBS (Deep Brain Stimulation), também conhecida como estimulação cerebral profunda para o tratamento da Doença de Parkinson. O curso, coordenado pelo neurocirurgião da instituição, Dr. Marcello Penholate Faria, oferecerá 12 vagas e será dividido em duas etapas:

1º Dia – 03/09/2024 (terça-feira):

• Local: Auditório Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH
  • Horário: das 13:00 às 18:00
  • Atividades: Abertura com o Dr. Marcello Penholate Faria, abordando o contexto atual da Estimulação Cerebral Profunda (DBS) para Doença de Parkinson no Brasil e em Minas Gerais.

2º Dia – 04/09/2024 (quarta-feira):

• Local: Centro Cirúrgico Dr. Atos Alves de Souza, Santa Casa BH
  • Horário: 07:00 – 14:00
  • Atividades: Hands-on com cirurgias ao vivo para o implante de eletrodos cerebrais e geradores de pulso, oferecendo uma experiência prática e enriquecedora aos participantes.

Um retorno memorável

De acordo com o Dr. Bruno Silva Costa, a escolha de Belo Horizonte para sediar o XXXV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, após 30 anos, é uma celebração à rica tradição médica da cidade e ao acolhimento caloroso do povo mineiro.

Além disso, o congresso é uma oportunidade imperdível para os neurocirurgiões, residentes e profissionais da saúde se atualizarem, trocarem experiências e se conectarem com colegas de diversas partes do país. “Com a participação ativa dos profissionais da Santa Casa BH, o evento promete ser um marco na neurocirurgia brasileira, contribuindo para o avanço da especialidade e o aprimoramento dos cuidados oferecidos aos pacientes”, diz Dr. Bruno.