Atualizado em: 19/07/2024 – 15:07:06

Fundada em 1916, a Maternidade é a primeira de Minas Gerais; nos últimos 10 anos, realizou mais de 35 mil partos

A Maternidade Santa Casa BH celebrou, nesta semana, 108 anos de uma trajetória marcada pelo amor, excelência e dedicação à saúde materno-infantil. Fundada em 24 de junho de 1916, a Maternidade, primeira do estado, tornou-se um centro de excelência para gestações e partos de alto risco. 

Originalmente situada em um prédio histórico na Rua Álvares Maciel, 611, no Bairro Santa Efigênia, a unidade foi transferida, em 2006, para o 11º andar da Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS. 

Parte integrante do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, o serviço é reconhecido pelo atendimento especializado e humanizado às mulheres e gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a gerente do Instituto, Camila Costa, na região metropolitana, a Santa Casa BH é o segundo hospital que mais realiza partos de alto risco por ano, em um hospital geral. Em 2023, foram realizados 3.385. “Além disso, a Maternidade é porta aberta, atuamos 24 horas, sete dias por semana, recebendo mulheres e gestantes de baixo ou alto risco”, explica Camila.

A unidade possui uma estrutura robusta composta por um bloco obstétrico com três salas cirúrgicas, 14 leitos de Clínica Obstétrica, cinco leitos de pré-parto e 30 leitos de alojamento conjunto. Além disso, desde 2021, possui um Centro de Parto Normal (CPN), com três suítes completas, permitindo conforto, privacidade e segurança à parturiente e ao recém-nascido, mediante ao atendimento individualizado e humanizado.

A coordenadora da Maternidade, Vanessa Faria, conta que o espaço se destaca pela estrutura de alto nível e pela equipe altamente capacitada. “O CPN é equipado com banheiras específicas para puérperas e oferece técnicas não farmacológicas para alívio da dor, como bola de pilates, banqueta, chuveiro, cromoterapia e massagem, respeitando o desejo da gestante”, explica. Em 2023, foram realizados 831 partos normais no CPN, reafirmando o compromisso da Santa Casa BH com a saúde e bem-estar das parturientes.

A Maternidade possui o selo de “Hospital Amigo da Criança e da Mulher” desde 2004 (concedido pela Unicef e ONU) e é reconhecida pelo Método Canguru desde 2006. Ambas as práticas incentivam o aleitamento materno exclusivo e cuidados humanizados ao parto e ao nascimento. Estas iniciativas são cruciais para a redução da mortalidade materna e estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) propostos pelos países membros da ONU.

Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, comemorar os 108 anos da Maternidade é celebrar a vida, o cuidado e o compromisso com a saúde das mães e dos bebês mineiros. A instituição segue crescendo, sempre evoluindo para oferecer cada vez mais saúde de ponta para todos.

Compromisso com comunidade

A Santa Casa BH, em parceria com a Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (AVOSC), oferece o Curso para Gestantes. Este curso prepara mães e famílias com informações essenciais desde a preparação para o parto, nascimento e os primeiros cuidados com o bebê. O curso é composto por quatro módulos e é conduzido por uma equipe multidisciplinar da Maternidade, composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos, entre outros profissionais. 

O curso pode ser realizado presencialmente ou online. Para mais informações e inscrições, ligue para (31) 3238-8206. Deseja conhecer a Maternidade? Acesse o link https://acesse.dev/Maternidade ou agende uma visita guiada pelo telefone (31) 3286-8908.

Opções de privacidade