Atualizado em: 26/03/2024 – 15:03:07

O encontro teve como objetivo direcionar esforços para a qualidade e segurança assistencial, gerando valor ao paciente e aprimorando sua experiência no hospital, ao mesmo tempo em que busca otimizar os recursos e reduzir custos para as instituições de saúde

Na última segunda-feira (18/3), o auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara foi palco de um evento de grande relevância para as instituições de saúde. Promovido pela Santa Casa BH, o encontro “Medicina Hospitalar: Impactos e Desafios” teve como objetivo explorar o modelo de assistência interdisciplinar conhecido como Medicina Hospitalar.

A abertura do evento foi conduzida pelo provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, que ressaltou a importância do encontro e reforçou o compromisso do maior complexo hospitalar de Minas Gerais com a constante busca por inovações e aprimoramentos na área da saúde.

Durante as apresentações, a superintendente administrativa da Faculdade de Saúde da Santa Casa BH, Ana Carolina Giulianetti, contextualizou brevemente sobre a instituição de ensino e o seu papel no cenário da saúde.

O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar e médico hospitalista há mais de 10 anos, Dr. Fabricio Pimentel Fonseca, lançou e discorreu sobre os critérios de acreditação da Medicina Hospitalista, oferecendo insights valiosos sobre os padrões de qualidade e excelência que regem essa prática. Ele explicou ainda que o modelo, por excelência, traz eficiência. “Para os hospitais, como a Santa Casa BH, que desejam buscar a excelência operacional e assistencial, esse é o caminho ideal”, destaca.

O CEO da Eficiência Hospitalista e fundador do primeiro Escritório de Gestão de Altas do país, Dr. André Wajner, abordou o tema “Construindo Pontes para o cuidado contínuo”, apresentando a implantação e cases do Escritório de Gestão de Alta (EGA) da Santa Casa BH, pioneira em Minas Gerais. Ele ressaltou a importância das estratégias de gestão na transição do paciente do ambiente hospitalar para o domiciliar.

O evento contou com uma palestrante internacional, a médica hospitalista, professora de Medicina da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, Dra. Aleksandra Murawska Baptista, que enfatizou o papel crucial do hospitalista na assistência à saúde, ampliando as fronteiras do conhecimento compartilhado.

Os desafios da implementação da Medicina Hospitalar no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Suplementar foram discutidos pelo coordenador de Medicina Hospitalar do Hospital Evangélico, Dr. Pedro Gibson, e pelo coordenador da equipe Hospitalista do Instituto Orizonti, Dr. Ricardo Braga Coelho, proporcionando uma visão abrangente dos obstáculos e oportunidades nesse processo de transformação da gestão em saúde.

Para encerrar o encontro, o superintendente de Governança Clínica da Santa Casa BH, Dr. Pedro Augusto Macedo, e a diretora de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e também e a superintendente Assistencial do São Lucas Hospital Particular e Convênios, Dra. Raquel Felisardo Rosa, refletiram sobre as estratégias de integração entre a Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS e o Serviço de Urgência da Prefeitura de Belo Horizonte, destacando a importância da eficiência operacional para uma gestão hospitalar eficaz.

Para a gerente de Governança Clínica da Santa Casa BH, Patrícia Gato, o evento evidenciou o protagonismo da instituição ao abordar temas contemporâneos e relevantes ligados à área da saúde e que vão além do cuidado com o paciente, englobando também a gestão hospitalar. “A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa BH em apoiar e promover atualização e o desenvolvimento contínuo em toda rede de saúde, visando sempre a excelência na prestação de serviços à nossa comunidade, guiado pela nossa bandeira: saúde de ponta para todos”, ressalta.

Escritório de Gestão de Alta na Santa Casa BH

A Santa Casa BH, maior complexo de saúde de Minas Gerais, foi pioneira no estado na implantação do Escritório de Gestão de Alta (EGA). A iniciativa visa diminuir o tempo de permanência na internação, proporcionando uma alta hospitalar mais segura, diminuindo as filas de espera. O projeto foi premiado na 5ª edição do Prêmio Federassantas Boas Práticas e, recentemente, pela inovação do EGA, recebeu uma normativa técnica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, contendo o Escritório de Gestão de Alta como recomendação para todos os hospitais que atendem o SUS no estado.

Confira as fotos do evento: