Atualizado em: 24/02/2025 – 15:02:35
A instituição intensifica medidas para respostas rápidas e consolida sua atuação no SUS
Em uma demonstração do seu compromisso contínuo com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa BH integrou o recém-lançado Plano Municipal Assistencial em Eventos de Múltiplas Vítimas, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA). A iniciativa, que visa estabelecer protocolos para respostas rápidas em situações de alto impacto, como acidentes graves, desabamentos e desastres naturais, reforça a importância estratégica da gigante da saúde do estado na rede de saúde da capital mineira.
Durante o lançamento do plano, realizado com a presença de autoridades da saúde, o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, e o diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas de Oliveira, destacaram o papel fundamental do hospital em momentos críticos para a população. “Nossa expertise e capacidade de adaptação se evidenciaram durante a pandemia da COVID-19, quando organizamos nossa estrutura para atender simultaneamente pacientes com síndromes respiratórias graves e aqueles com outras condições clínicas”, afirmou o Dr. Cláudio Dornas.
Conhecido por ser um hospital de Alta Complexidade 100% SUS, a Santa Casa BH se consolida como peça-chave na oferta de leitos, exames e cirurgias à população. Com mais de 1 milhão de atendimentos anuais, 50 mil internações e 30 mil cirurgias realizadas a cada ano, o hospital ostenta o título de maior em número de internações no Brasil.
No contexto do novo Plano Municipal, a Santa Casa BH assume a missão de garantir um suporte hospitalar especializado em casos de eventos com múltiplas vítimas. A instituição promete não apenas a liberação ágil de leitos, mas também a coordenação eficiente com os demais serviços de saúde da cidade, assegurando um atendimento de excelência e consolidando a sua bandeira de oferecer uma saúde de ponta para todos.
A integração da Santa Casa BH ao plano reforça, assim, o seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos cidadãos, evidenciando a importância da cooperação entre os diversos atores do sistema de saúde para enfrentar desafios emergenciais em Belo Horizonte.