Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

No dia 22 de março, a Santa Casa BH recebeu a visita técnica das enfermeiras especialistas em melhorias do Hospital Sírio-Libanês, Jéssica Vieira e Edileusa Piusi, para a mentoria do “Projeto Saúde em Nossas Mãos”, do Ministério da Saúde. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) que tem o objetivo de reduzir a incidência de infecções hospitalares e disseminar o modelo de melhoria para outras instituições. 

O projeto foi iniciado na Santa Casa BH em setembro de 2021 e mensalmente são realizados encontros remotos com as enfermeiras do Hospital Sírio-Libanês. Conforme explica a coordenadora do CTI Pós-Operatório e líder do projeto na Santa Casa BH, Larah de Castro, as profissionais estão continuamente orientando e sugerindo melhorias. “Durante a visita, elas puderam conhecer e analisar nossos processos, possibilitando diagnosticar novas oportunidades de forma mais assertiva”. Para ela, o projeto é desafiador, mas vai ao encontro do propósito da Santa Casa BH, que é melhorar a vida das pessoas, garantindo qualidade, segurança e eficiência nos processos.

Larah ainda conta que as enfermeiras observaram os indicadores, testes de gestão de qualidade e atividades já implementadas na Santa Casa BH. “Em contrapartida, elas trouxeram dados e resultados coletados em outros hospitais, para construirmos boas práticas através de observações, comparativos e dinâmicas”, explica. 

As enfermeiras do Hospital Sírio-Libanês agradeceram e elogiaram a equipe do Projeto. “Agradeço o acolhimento de sempre e destaco, não só o engajamento e a integração entre as equipes multiprofissionais da Santa Casa BH, mas principalmente a melhoria contínua observada desde a última visita realizada em junho”, finaliza Jéssica Vieira.