Atualizado em: 16/10/2025 – 16:10:17
Cerca de 200 profissionais entre brigadistas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil, além da equipe de Segurança do Trabalho da Santa Casa BH e voluntários estiveram envolvidos em um simulado geral de incêndio no Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, na tarde dessa sexta-feira, 10.


O objetivo foi testar o plano de Contingência de Incêndio e a atuação dos brigadistas no combate ao incêndio e evacuação segura, além de testar equipamentos de prevenção de incêndio como alarme, mangueiras, extintores e rotas de fuga.
Durante o exercício, os alarmes foram disparados e os colaboradores direcionados para a praça Hugo Werneck, simulando uma evacuação em caso de incêndio, seguindo os protocolos necessários nesse tipo de situação. Ainda, colaboradores voluntários se passando por pessoas feridas e fumaça cenográfica também foram utilizados.
Terminada a ação coordenada, as equipes envolvidas na operação se reuniram para uma avaliação geral. Segundo a coordenadora de segurança do trabalho da Santa Casa BH Teodolina Magalhães, o resultado foi satisfatório.
“O simulado foi um sucesso e um grande passo para desenvolvermos nossa cultura de segurança aqui na Santa Casa BH. Por ser a primeira vez que realizamos esse tipo de atividade que envolve toda a unidade, vamos avaliar todas as oportunidades de melhoria para termos para termos um plano de contingência cada vez mais eficaz mas, certamente, o que vimos mostra que estamos no caminho certo para isso”, avalia.
O simulado de incêndio da Santa Casa BH cumpre as normas de segurança IT-12 do Corpo de Bombeiros e NR-23 no Ministério do Trabalho. Ambas trazem diretrizes e protocolos que deverão ser seguidos em princípios de incêndio.
Atualmente, a Santa Casa BH conta com 7 mil colaboradores e recebe cerca de 15 mil pessoas que que circulam diariamente pelas unidades do maior hospital 100% SUS de Minas Gerais.







