Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

Um profissional dedicado em oferecer a melhor saúde, para quem mais precisa. Assim era o Dr. Moacir Astolfo Tiburcio, que nos deixou na manhã desta terça-feira (03/10), aos 81 anos. A biografia dele se confunde muito com a da Santa Casa BH e, sem sombra de dúvidas, o seu trabalho foi fundamental para que hoje fossemos reconhecidos como instituição de referência em cirurgia pediátrica no Brasil.

Durante muitos anos, Dr. Tiburcio foi chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica, onde também ocupou diversos cargos na diretoria. Ao lado do Dr. Manoel Firmato, foi um dos fundadores do nosso CTI Pediátrico – o primeiro de Minas Gerais, motivo de orgulho e excelência no tratamento de crianças e adolescentes, no nosso atual Instituto Materno Infantil Santa Casa BH.

Sua paixão e dedicação à cirurgia pediátrica o levaram a se tornar o pioneiro em outra área, a Urologia Pediátrica. Um legado que perdurará por gerações e serviu como uma fonte de inspiração para muitos médicos que almejam seguir seus passos. Em 2013, ao lado de outros autores, ele lançou pela Editora Sparta, o livro “Tratado de Urologia Pediátrica”, onde pôde compartilhar toda a sua experiência com as próximas gerações.

 

Em uma época em que a saúde pública como conhecemos hoje ainda dava os seus primeiros passos, Dr. Tiburcio foi pioneiro na criação dos mutirões de cirurgia pediátrica na Santa Casa BH, sensibilizando outros profissionais a aderirem à causa e, assim, pudessem transformar vidas e diminuir as filas de espera por um tratamento de qualidade.

Temos muito orgulho de ter sido a Casa do Dr. Tiburcio, desde 1969. Toda sua luta e inquietação foram fundamentais para oferecermos uma saúde de ponta para todos. Hoje, nossos corações se unem em homenagem a um verdadeiro herói da cirurgia pediátrica. Que sua memória seja uma fonte de conforto e inspiração para todos nós. Dr. Moacir Astolfo Tiburcio, o seu legado é eterno!