Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


Centro de Parto Normal Irmã Dulce oferece trabalho de parto mais ativo, participativo e humanizado

Publicado em: 19/12/2022 - Atualizado em: 03/02/2023 11:30:50

     
Inaugurado em setembro de 2021, o Centro de Parto Normal (CPN) Irmã Dulce, da Maternidade Hilda Brandão, é o local que vem reforçar a autonomia da mulher no trabalho de parto, proporcionando uma experiência segura, humanizada, com melhor ambiência e uma assistência individualizada e respeitosa. O local é o segundo habilitado de Belo Horizonte com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com uma moderna estrutura para receber as parturientes. 
 
O CPN é composto por três suítes de parto, sendo uma com banheira, e dispõe de um conjunto de elementos e métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como bola de pilates, chuveiro, banheira, massagem, entre outros.
 
Para fortalecer a participação ativa das parturientes, elas são convidadas a preencher o Plano de Parto – uma prática já existente na maternidade da Santa Casa BH – definindo assim todos os detalhes antes, durante e após o nascimento do bebê. Já durante o trabalho de parto, as futuras mamães são assistidas por uma equipe de enfermeiras obstétricas, doulas, equipe multidisciplinar e têm, ainda, o direito a um acompanhante de livre escolha.
 
Vale lembrar que a Maternidade Hilda Brandão funciona 24h, na modalidade de atendimento “porta aberta”, ou seja, recebe toda e qualquer gestante a qualquer hora que tenha o desejo de ser atendida nesse local, mas principalmente aquelas que são referenciadas pela rede pública de Saúde em pré-natal alto risco.