Pesquisadora analisa molécula do câncer
Publicado em: 14/08/2019 - Atualizado em: 14/08/2019 18:09:27
As pesquisas da Dr.ª Renata têm ênfase na análise molecular do câncer, especificamente no estudo da molécula HLA-G. Esta é uma proteína com função inibidora das células de defesa do corpo. “No câncer, a própria célula tumoral começa a produzir HLA-G, para não ser reconhecida pelo sistema imunológico do hospedeiro. Ou seja, se conseguirmos inibir a produção dessa molécula no paciente com câncer, aumentamos as chances de o sistema imunológico reconhecer a célula tumoral, destruí-la ou pelo menos contê-la”, explica.
De acordo com a docente pesquisadora, a molécula HLA-G, originalmente, tem um papel positivo. “A HLA-G é muito importante na gravidez, pois protege o feto [que carrega metade da carga genética do pai] das células de defesa maternas, permitindo que ele se desenvolva normalmente. Mulheres que não produzem essa proteína têm abortos de repetição, pois as células de defesa vão reconhecer o feto como algo estranho ao organismo da mãe”, destaca.
No mês de julho, a Dr.ª Renata Simões e as doutorandas da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa, Nathália Gomes e Kênia Magalhães, apresentaram suas pesquisas na 8th International Conference HLA-G, em Paris.