Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH São Lucas IGAP CEM


Doe sangue, espalhe vida!

Publicado em: 21/06/2021 - Atualizado em: 29/07/2021 10:50:50

     

A constante batalha dos hemocentros para manter os estoques de sangue abastecidos se tornou ainda maior com a pandemia. Isso porque as medidas restritivas impostas pela Covid-19 acabaram afastando, também, os doadores dos pontos de coleta em todo o país. A Fundação Hemominas, por exemplo, vem registrando fortes quedas em seu banco.

Pensado nisso, a instituição tem alertado toda a sociedade sobre essa situação crítica, na tentativa de mobilizar mais pessoas para realizarem as doações. E a causa é urgente, já que, com os estoques mais baixos, o tratamento dos pacientes que precisam de sangue nos hospitais também é impactado.

Para se ter uma ideia, somente o Grupo Santa Casa BH (GSCBH) realiza cerca de 1.700 transfusões por mês. Em contrapartida, cada doação de sangue feita pode salvar até quatro vidas.

Nesse contexto, o GSCBH, que já é parceiro do Hemominas, se juntou novamente a essa luta e reforça a necessidade de cada um, se possível, fazer a sua contribuição. Afinal, doar sangue é um importante gesto de amor ao próximo.

Vale lembrar que o Hemominas garante seguir todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Se você deseja ser um doador, é preciso:

- Ter e estar com boa saúde. 

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. 

- Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior. 

- Pesar mais de 50 kg. 

- Ter dormido bem na noite anterior à doação. 

- Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis. 

- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos último 6 meses. 

- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, inclusive pigmentação de sobrancelhas.

- Se for doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas. 

- Após vacinar da influenza, aguardar 48h.

- Após ingestão de bebida alcoólica, aguardar 24h.

 

Se você já se vacinou contra a Covid-19, antes de realizar a doação, é preciso esperar um curto período, de acordo com cada vacina:

- Coronavac/Sinovac: 48 horas

- Covishield/Serum/AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias

- Pfizer/BioNTech: 7 dias

No ato da doação, é obrigatório apresentar um documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial, como Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista. 

Importante! Se a sua doação for destinada a um paciente específico, informe o nome completo da pessoa e o hospital onde está internada. Você também pode sinalizar, por exemplo, que está doando em prol dos pacientes da Santa Casa BH.

Para agendar a sua doação, é muito simples: basta entrar em www.hemominas.mg.gov.br ou baixar o aplicativo MGapp.

 

Campanha de mobilização

Como forma de contribuir para a mobilização do Hemominas, o Grupo Santa Casa BH realizou uma ação interna e também nas suas redes sociais. No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, os colaboradores foram convidados a compartilhar em seus stories uma peça especial, que tinha como objetivo sensibilizar a população para realizar o agendamento da doação e divulgar para a sua rede de contato, amigos e familiares.

Além disso, diversos influenciadores de Belo Horizonte foram convidados a abraçarem a causa. E o resultado foi uma grande corrente de solidariedade, já que vários deles vestiram a caminha e publicaram a peça da campanha, bem como vídeos e stories que tiveram um grande alcance junto ao público.