Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


Em parceria com a ONG Fio de Luz, Santa Casa BH cria banco de perucas para pacientes oncológicas

Publicado em: 16/05/2022 - Atualizado em: 16/05/2022 10:28:48

     

A luta contra o câncer é sempre um grande desafio que, além de envolver a realização de exames, cirurgias e outros procedimentos, traz, ainda, impactos emocionais na vida dos pacientes. Um deles é reflexo da queda de cabelo, efeito colateral das sessões de radioterapia e quimioterapia e que afeta, sobretudo, as mulheres. Por isso, pensando em proporcionar mais humanização e bem-estar durante o tratamento das pacientes oncológicas, a Santa Casa BH (SCBH), em parceria com a ONG Fio de Luz, inaugurou, na última quinta-feira, 12/05, um banco de perucas no seu Instituto de Oncologia

A ação foi realizada no hall de entrada do Instituto, onde foi instalada uma vitrine, cedida pela ONG. As perucas ficarão expostas no local para que as pacientes possam escolher e levar para casa.

De acordo com a gerente de Cuidados Oncológicos da Santa Casa BH, Lorena Costa, a proposta do banco é trazer um alento para as pacientes. “O tratamento contra o câncer não pode se restringir à parte técnica, uma vez que impacta, também, os campos emocional, psicológico e social. No caso das mulheres, a perda de cabelo pode afetar a sua autoestima e foi pensando em amenizar esse momento que pensamos nessa iniciativa”, diz. 

 

Miss Brasil Internacional e embaixadora da causa

A inauguração do banco de perucas contou com representantes da Santa Casa BH, da ONG Fio de Luz e de pacientes do Instituto de Oncologia da SCBH. Também esteve presente a Miss Brasil Internacional 2021, Lorena Arianne, que é embaixadora da causa. Em 2018, ela foi diagnosticada com um linfoma não-hodgkin no mediastino, um tipo raro de câncer no sangue, com metástase nos dois pulmões. Em 2021, com a remissão da doença, ela venceu o concurso de beleza.

 

Doação de cabelo

Com a criação do banco de perucas na Santa Casa BH, a instituição passa a receber doações de cabelo que serão encaminhadas para a confecção dos acessórios na ONG. Os interessados em doar devem entrar em contato com o setor de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos da SCBH, pelo telefone 3238-8825 ou no endereço Rua Álvares Maciel, 611 - Santa Efigênia.