SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM

Equipe de cirurgia vascular do CEM SCBH participa de aula sobre escleroterapia com espuma

Publicado em: 02/05/2022 - Atualizado em: 03/05/2022 09:00:53

Na última quinta-feira, 28 de abril, a equipe de cirurgia vascular do Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa BH (CEM SCBH) participou de uma aula especial sobre escleroterapia com espuma, procedimento indicado para pessoas que apresentam varizes e optam por um tratamento efetivo e pelo controle da doença venosa crônica. A palestra foi ministrada pelo Dr. Francisco Bastos, autor de um livro sobre o tema e pioneiro nesse tipo de tratamento em Minas Gerais. Participaram da aula os acadêmicos, residentes e enfermeiros.

A escleroterapia consiste na aplicação de polidocanol na veia do paciente. Quando injetado, esse agente causa a esclerose do vaso, fazendo com que ele se torne uma cicatriz imperceptível absorvida pelo organismo. Entre os benefícios do procedimento estão o fato de que ele pode ser realizado em consultório, clínicas e ambulatórios, sem anestesia ou cortes; é considerado de baixo risco e o paciente retorna às atividades de rotina imediatamente.

Segundo o Dr. Eduardo de Paula, coordenador da Escleroterapia do CEM SCBH e que fez o convite ao Dr. Francisco, “a aula foi um importante momento de troca de experiências e valores, proporcionando um enorme aprendizado para toda a equipe sobre a técnica da espuma densa para tratar varizes. Agradeço ao Dr. Francisco pela disponibilidade. Certamente, é uma oportunidade para agregarmos ainda mais valor no atendimento aos pacientes”, disse.