Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH São Lucas IGAP CEM


Funerária Santa Casa BH completa 121 anos de história e pioneirismo

Publicado em: 13/09/2021 - Atualizado em: 13/09/2021 12:26:24

     

Belo Horizonte era uma jovem cidade de apenas três anos, quando, em 10 de setembro de 1900, ganhou o seu primeiro serviço funerário: a Funerária Santa Casa BH. Em 2021, a marca completa 121 anos de uma história que se confunde com a da capital e que trouxe mais qualidade e segurança ao trabalho de preparação de corpos, velórios e sepultamentos, gerando um grande impacto social na cidade. Atualmente, a funerária conta com a maior infraestrutura de BH, oferecendo à população serviços completos e diferentes tipos de planos, que incluem cremação, ornamentação, cerimonial, entre outros.

O provedor do Grupo Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, explica que, com tantos anos de atuação, os serviços da empresa são reconhecidos pela tradição e pela excelência. “Prova disso é que somos a única funerária do estado e uma das poucas do Brasil a contar com a Certificação ISO 9001, norma que estabelece um modelo de gestão da qualidade para as organizações. Em 2021, conquistamos a acreditação pelo sétimo ano consecutivo”, ressalta.

Roberto Otto diz que, com o passar do tempo, a sociedade tem compreendido cada vez mais a relevância do serviço funerário e a importância de se contratar um plano. “Planejar com antecedência toda a assistência que será necessária no momento da morte significa viver com mais tranquilidade. Quando ela acontecer, quem fica não precisará lidar com os altos custos, as burocracias e as preocupações que esse momento exige, tudo fica a cargo da funerária. Isso evita dores de cabeça e permite que todos vivenciem o luto de forma adequada”, pontua o provedor.

O crescimento da carteira do plano funerário da Santa Casa BH comprova esse cenário apontado por Roberto Otto. Em 2020, o número de vidas que aderiram apresentou um aumento de 22,4% em comparação a 2017.

  

Velório online

Diante das restrições de distanciamento impostas pela COVID-19, os rituais de despedida dos entes queridos e o próprio processo de luto também foram afetados. Pensando em minimizar esses impactos e para marcar os seus 121 anos, a Funerária Santa Casa BH inova mais uma vez e lançará o velório online, uma alternativa que vai aproximar, de forma segura, os familiares e amigos na hora do adeus. 

O provedor afirma que, mesmo impulsionado pela pandemia, o velório online está vindo para ficar e será ofertado de forma fixa, já que vem atender a uma demanda recorrente. “Quando decidimos implementar o serviço, pensamos nos familiares e amigos do falecido que moram em outro país ou que possuem dificuldade de locomoção e não podem comparecer presencialmente ao velório. Será uma forma de amenizar a dor dos que estão distantes e de trazer mais comodidade e praticidade para os clientes”, comenta.

Compromisso social

Outro grande diferencial que marca a atuação da Funerária Santa Casa BH é a realização de sepultamentos gratuitos para pessoas carentes e indigentes do Instituto Médico Legal (IML), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O serviço gratuito, que é realizado exclusivamente pela funerária, existe há quase 80 anos. Foi criado em 23 de agosto de 1944, por meio de um contrato firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte - representada, na época, pelo prefeito Juscelino Kubitschek - e pelo então provedor da Santa Casa BH, José Maria Alkmim.

 

Mais segurança para os colaboradores

Desde o início da pandemia, a Funerária Santa Casa BH adotou todas as medidas de segurança para preservar a saúde dos agentes funerários que trabalham nos postos de atendimento dentro de hospitais de Belo Horizonte. Isso inclui a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os protocolos de manejo de corpos de pacientes que faleceram com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).