SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM

Grupo Santa Casa BH conquista o Destaque Valor em Saúde

Publicado em: 29/12/2022 - Atualizado em: 29/12/2022 14:45:30

Em consonância com o objetivo de "Entregar o melhor valor" - descrito no Mapa Estratégico 2021-2025 - e buscando a melhoria contínua na prestação de serviços, visando oferecer uma saúde de ponta para todos, o Grupo Santa Casa BH acaba de alcançar mais uma importante conquista: o Destaque Valor em Saúde, concedido pelo Grupo IAG Saúde e pela plataforma Valor Saúde Brasil. O título tem como objetivo reconhecer os hospitais, operadoras e sistemas públicos que utilizam a metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG) e colocam em prática o conceito de saúde baseada em valor. O evento foi realizado de forma online, no mês de novembro, e a placa oficial chegou à instituição na última semana.

Para concorrer ao Destaque, o GSCBH apresentou o case “Central de Informações Estratégicas”, que mostrou como a análise eficaz de informações garante bons resultados, demonstrando eficiência e redução de desperdícios.

O gerente de Planejamento, Projetos e Orçamento do GSCBH, Isaque Costa, explica como funciona, na prática. “Atualmente, contamos com dois times no projeto piloto ‘DRG Admissional’ que produzem dados, em tempo real, projetando o tempo de permanência esperado para cada paciente. Além disso, os dados orientam uma discussão conjunta da área assistencial, que, por sua vez, irá buscar cumprir a média de permanência sinalizada e definir o tratamento que será realizado, considerando as possibilidades de desospitalização, de revisão de protocolos clínicos instaurados, entre outras ações”, conta.

Isaque disse, ainda, que os resultados clínicos gerados são apresentados para as equipes em forma de painéis digitais, permitindo uma análise eficaz da gestão para uma tomada de decisão mais assertiva. “Dessa forma, conseguimos melhorar a nossa performance e otimizar, por exemplo, o giro de leito, o que possibilita aos nossos serviços atenderem mais pacientes. Ou seja, o maior ganho é fazer com que mais pessoas tenham acesso a uma saúde de qualidade e, se considerarmos que temos o maior hospital 100% SUS de Minas Gerais, o impacto social é ainda mais relevante. Nesse sentido, a conquista desse Destaque corrobora todo o trabalho que vem sendo feito pela instituição”, ressaltou o gerente.

Ainda dentro do objetivo estratégico de entregar o melhor o valor, o GSCBH participa dos programas Otimiza SUS, lançado em 2021, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e do Programa de Desenvolvimento Hospitalar (PDH), da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que, desde 2017, avalia indicadores com base na metodologia DRG. Ambos os projetos visam melhorar o acesso aos usuários, além de agregar qualidade assistencial e informações sobre o custo de um hospital relacionado ao perfil de pacientes que atende.

Vale ressaltar, também, que os indicadores estabelecidos estão sendo acompanhados e cumpridos, entre eles o Índice de Qualidade na Informação Clínica (IQIC), em que a média mensal do GSCBH chegou a 95%, maior percentual registrado na rede SUS em Belo Horizonte.