SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM

GSCBH apoia o Movimento Nacional Pela Sustentabilidade dos Filantrópicos

Publicado em: 23/05/2022 - Atualizado em: 23/05/2022 18:14:36

O Grupo Santa Casa BH vem a público esclarecer que apoia o Movimento Nacional Pela Sustentabilidade dos Filantrópicos. Nosso objetivo é alertar as autoridades e a população sobre as situações que podem levar ao fechamento dessas instituições, responsáveis, em Minas Gerais, por 70% das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com 1.153 leitos, a Santa Casa BH é o maior hospital 100% SUS de Minas Gerais e, como toda instituição filantrópica, depende dos recursos públicos. Sua operação se dá no limite da receita, já que, além da onerosa manutenção do hospital, também é necessário lidar com a origem dos passivos das mais diversas ordens, originados pelo histórico subfinanciamento do SUS.

.

Qualquer modificação considerável nesses gastos mensais pode gerar uma despesa insustentável e, por consequência, o fechamento de hospitais extremamente importantes para o atendimento regional.

.

Ressaltamos ainda que a Santa Casa BH acha justo e apoia o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, pleito que estabelece o piso salarial de técnicos, enfermeiros, auxiliares e demais profissionais da área. Mas, é preciso que haja o reconhecimento por parte do governo de que, sem o reajuste dos repasses, a manutenção dos hospitais filantrópicos se tornará insustentável, havendo o risco real das instituições fecharem as portas.

.

O Projeto de Lei, bem como o aumento dos custos e a inflação na área da Saúde - que foram algumas das graves consequências da  pandemia - poderão colapsar os hospitais filantrópicos, causando prejuízos ainda maiores para a sociedade e para o SUS.

.

Contamos com o apoio de funcionários, entidades de classe, sociedade em geral e das autoridades para que possamos salvar um dos sistemas de saúde mais eficientes do mundo, cujo propósito é atender, de forma universal e equânime, aqueles que precisam de assistência à saúde.