SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM

GSCBH realiza primeiro curso sobre bloqueios regionais guiados por ultrassom

Publicado em: 17/08/2022 - Atualizado em: 17/08/2022 10:42:10

Os médicos anestesiologistas do Grupo Santa Casa BH ministraram, no fim do mês de julho, a primeira edição do curso sobre bloqueios regionais guiados por ultrassom. A iniciativa foi destinada aos anestesiologistas do Serviço de Anestesiologia da Santa Casa BH (incluindo residentes) e do Hospital São Lucas (HSL). A ideia surgiu depois que o HSL adquiriu um aparelho de ultrassom exclusivo para o centro cirúrgico. O uso do ultrassom é comum em várias especialidades médicas e possui uma relevância muito grande para estes profissionais.

O curso foi dividido em aulas teóricas e uma parte prática, na qual foi realizado o escaneamento dos procedimentos em modelos. Para a parte prática, o Luciano da empresa Sonosite disponibilizou dois aparelhos. A grade curricular, além de completa e atualizada, reforça a importância em difundir o conhecimento, promover a troca de experiências e aperfeiçoar a prática anestésica dos nossos hospitais, visando sempre à melhor assistência ao paciente.

“A aquisição de novas tecnologias é fundamental tanto para melhorar a segurança do paciente quanto para o aperfeiçoamento do corpo clínico. Seu uso para punções de acessos vasculares, bloqueios regionais, monitorização e diagnóstico no intraoperatório aumentou a segurança para o paciente, reduziu o número de tentativas de punções e otimizou nossas condutas. Como o retorno foi muito positivo e muitos não puderam participar é possível que aconteça uma nova edição para contemplarmos todos da equipe", explica o Dr. Rafael Coelho Tibúrcio, anestesiologista da equipe e responsável pela preparação e condução do curso.

Estiveram presentes residentes, colegas que acabaram de entrar para a equipe e colegas com mais experiência, o que enriqueceu muito o evento. “Acredito que as pessoas sejam os principais ativos de uma equipe e formar um time coeso, engajado e que compartilhe dos mesmos objetivos não é tarefa fácil. Atualmente muito se fala sobre as diferenças entre as gerações,  no entanto, podemos observar no curso que a busca pelo conhecimento é unânime entre elas”, afirmou Dr. Tibúrcio.

O incentivo à pesquisa, pós graduações, MBA, mestrado e participação em congressos sempre foi uma realidade da chefia do Serviço de Anestesiologia da SCBH e isso reflete na formação dos nossos residentes que terminam a residência muito bem preparados. Os instrutores do curso são anestesiologistas formados na Santa Casa, o que muito orgulha a equipe.