Hospital São Lucas completa 100 anos de história e inaugura período de transformações
Publicado em: 19/10/2022 - Atualizado em: 23/12/2022 15:17:18

Há 100 anos, Belo Horizonte ganhava o que seria o seu primeiro hospital particular. Criado para tratar casos de tuberculose, o Hospital São Lucas (HSL) se consolidou como uma das mais tradicionais instituições de Saúde de capital e carrega, em um século de existência, uma história ligada à de inúmeros profissionais e à de milhares de pacientes que tiveram suas vidas salvas. E para celebrar esse marco na história da instituição, o Grupo Santa Casa BH (GSCBH) preparou um evento especial na manhã da última terça-feira, 18 de outubro.
A escolha do nome e a data de inauguração do Hospital São Lucas, em 1922, não foi por acaso. Além do Dia do Médico, em 18 de outubro, é comemorado o Dia de São Lucas, padroeiro destes profissionais. A programação das comemorações incluiu uma Missa em Ação de Graças, realizada na capela do hospital, que contou com a presença de gestores, funcionários e autoridades.
Ao final da celebração, foi feita uma homenagem aos funcionários com cinco, dez, trinta e quarenta anos de atuação no HSL. Eles receberam uma placa das mãos dos gestores do hospital e do Grupo Santa Casa BH.
A superintendente assistencial do HSL, Dra. Raquel Felisardo, pontuou a importância deste momento para a instituição. “Estamos passando por uma reestruturação econômica e financeira, sempre com o objetivo de garantir uma assistência mais segura, de qualidade e com foco no cliente. Nesse sentido, começamos, hoje, as comemorações do ‘ano 100’ e, até 2023, teremos várias entregas, como a pintura da fachada do prédio, reformas e a reorganização da equipe assistencial”, revelou.
A fala da superintendente foi reforçada pelo provedor do Grupo Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima. “Estamos completando 100 anos em um momento muito representativo, de mudanças para melhor. Continuaremos trabalhando para que o Hospital São Lucas tenha mais um século pela frente, prestando serviços em Saúde com a excelência que já é reconhecida por todos”, afirmou.
A técnica de Enfermagem Érica Santos foi uma das colaboradoras homenageadas no evento. Ela falou sobre o sentimento de ter seu trabalho de 10 anos reconhecido. “Eu faço parte do São Lucas e fiquei muito feliz por ganhar a placa. Ela é um sinal de meu comprometimento, respeito e amor pela instituição. E que venham mais 100 anos pra gente!”, disse.
Finalizando a programação, a diretoria do Grupo Santa Casa BH, juntamente com os gestores do Hospital São Lucas, fizeram o descerramento de uma placa comemorativa dos 100 anos da instituição.
Dia do Médico
Além das comemorações do centenário do HSL, o Grupo Santa Casa BH e a Cooperativa de Trabalho Médico (SantaCoop) realizaram, também na última terça-feira, um café da manhã especial para os profissionais, em comemoração à data. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Santa Casa BH.