IGAP completa 110 anos de atendimento e cuidado aos idosos
Publicado em: - Atualizado em: 16/05/2022 10:29:33

O Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP), pertencente ao Grupo Santa Casa BH, completa 110 anos de serviços prestados no acolhimento a idosos em Belo Horizonte. Para marcar a data, comemora na sexta-feira, 18, com festa e churrasco para os moradores.
O IGAP é a primeira instituição de assistência ao idoso de Belo Horizonte e sua história se confunde com a da capital mineira onde se percebia a necessidade de um local que acolhesse idosos carentes e indigentes. Portanto, em 1912, foi criado o “Asylo dos Inválidos” que depois passou a ser chamado de “Asilo Afonso Pena”.
Na época, o presidente Júlio Bueno Brandão autorizou o Governo do Estado de MInas Gerais a “criar nas imediações desta capital, sob denominação de Asilo Afonso Pena, um instituto destinado a indivíduos de ambos os sexos que, por moléstia, velhice ou defeito físico, estiverem condenados a invalidez”. De acordo com Alessandra Borges, ao longo do tempo, o IGAP foi se modernizando e se reestruturando para atender as necessidades de cada época. “Esse cuidado foi sendo aperfeiçoado com melhorias na estrutura físicas e profissionalização, cada vez maior, da equipe . Hoje o IGAP é referência no acolhimento institucional para idosos na cidade. Atualmente, abrigamos 28 idosos, sendo 11 homens e 17 mulheres, com média de idade de 80 anos. Esses idosos recebem atendimento de Fisioterapia, Assistente Social, Psicóloga, Geriatra e Enfermagem 24h”, explica.
Para Alessandra, “ter a Santa Casa BH como mantenedora do IGAP é de suma importância. Seja pela sua credibilidade ou pela estrutura de apoio, que possibilita ao IGAP prestar um serviço de qualidade, com profissionais qualificados e acesso ao melhor hospital de Belo Horizonte”, comenta.
Para celebrar a data, o Instituto Geriátrico Afonso Pena prepara uma programação especial para os idosos, com direito à churrasco doado pela FCA Churrasco Buffet e música, com a banda voluntária Sopro que Cura.