Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


Médica da Santa BH recebe Medalha Oswaldo Cruz, em Brasília (DF)

Publicado em: 09/08/2022 - Atualizado em: 09/08/2022 11:32:21

     

Na última sexta-feira, 5 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, a médica Horizontal do CTI Pediátrico da Santa Casa BH, Filomena Camilo do Vale, mais conhecida como Dra. Filó, foi prestigiada pelo Ministério da Saúde, em Brasília-DF, com a Medalha Oswaldo Cruz. Essa premiação é destinada a homenagear nomes importantes para a medicina brasileira, assim como a Dra. Filó, que possui mais de 30 anos de serviços notáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse reconhecimento em primeiro lugar é para Deus. Ele que me usa como instrumento, me capacita e onde entrego meus caminhos. Não existe um único dia que não rezo e peço para me guiar nas decisões no CTI. Depois, gostaria de agradecer a todas as pessoas da Santa Casa BH, todos os colaboradores, sem exceção, vocês fazem parte disto”, disse Dra. Filó, em agradecimento ao prêmio.

A medalha de Mérito Oswaldo Cruz, em especial, leva o nome do cientista, médico e sanitarista que é considerado o fundador da saúde pública brasileira. Cruz realizou um trabalho importante no combate e erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Seu trabalho serviu de inspiração para a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI), sendo homenageado através da medalha desde 1970.