Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


Mutirão de cirurgias de cabeça e pescoço

Publicado em: 11/07/2022 - Atualizado em: 11/07/2022 18:05:31

     
O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH realizou, no último sábado (9), um mutirão de cirurgias de tireoide para diminuir a fila de pacientes que aguardavam pelo procedimento. Nove pacientes foram contemplados pela ação, que ocorreu das 7h às 13h e contou com o envolvimento de mais de 50 colaboradores, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo.  
 
O mutirão realizado na Santa Casa BH vem somar à campanha Julho Verde, de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Os pacientes oncológicos (tumores malignos) têm prioridade no atendimento e no tratamento do câncer. Desta forma, após a redução da fila de cirurgia para estes pacientes, os casos benignos (cirurgias eletivas) puderam ser contemplados no mutirão. 
 
Os pacientes contemplados pelo mutirão já eram acompanhados pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH, após encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde. “Alguns destes pacientes já aguardavam há um certo tempo. Em função da pandemia, houve um represamento significativo e, dentro das nossas possibilidades, estamos tentando diminuir essa fila com a máxima celeridade”, explica o Dr. Vinicius Antunes, chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH.