Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em: 28/06/2022 - Atualizado em: 29/06/2022 18:25:35

     
Acerca do incêndio ocorrido na ala B do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial. 
 
A área onde ocorreu o incêndio encontra-se interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais áreas voltaram ao seu funcionamento regular.
 
No momento do início do incêndio, havia 931 pacientes internados. Os que se encontravam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já retornaram ao hospital e estão recebendo a devida assistência. Foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).
 
Ressalta-se que, no incidente, não foram constatadas vítimas por queimadura.
 
A instituição informa que, nesta quarta-feira, 29/06, os dois funcionários que continuavam internados na enfermaria do Hospital São Lucas já receberam alta. Dos outros dois, que estavam no CTI, um já teve alta para a enfermaria e o outro está sendo reavaliado para também receber alta.
 
Em relação às cirurgias eletivas, a instituição esclarece que os procedimentos retornaram hoje, para atendimento aos pacientes internos. Nesta quinta-feira, 30/06, os pacientes externos também voltarão a ser atendidos, com prioridade para aqueles que tiveram procedimentos remarcados na última segunda e terça-feira. 
 
Sobre os leitos de CTI do 10º andar, a Santa Casa BH esclarece que, até o momento, não há previsão de reativação, no entanto, estão sendo abertos, hoje, oito leitos de terapia intensiva no Bloco Cirúrgico, localizado no 2º andar. O local está sendo adaptado. Vale lembrar que essa medida já foi tomada em outros contextos, como nos períodos de maior demanda da pandemia de COVID-19.
 
A Santa Casa BH agradece o trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ressalta, ainda, o trabalho e a disposição dos funcionários e brigadistas da instituição.
 
A instituição também a solidariedade de todos e reforça a importância das doações, principalmente neste momento.
 
Dados para doação:
Banco Cooperativo do Brasil S.A.
Número: 756
Agência: 4027-4
Conta: 1.600.001-3
Nome: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
CNPJ: 17.209.891/0001-93
Chave PIX: doacoes@santacasabh.org.br
 
Clique aqui e assista o pronunciamento do provedor da Santa Casa BH. 
 
Atualizada às 18h25- 29/06/2022