Santa Casa BH inaugura Instituto de Oncologia

Publicado em: 21/05/2021 - Atualizado em: 21/05/2021 17:57:37

Inauguração Instituto de Oncologia
A Santa Casa BH inicia uma nova etapa em sua jornada levando tratamento de qualidade aos pacientes oncológicos. Nesta sexta-feira (21/5), o maior hospital de Minas Gerais inaugurou o seu Instituto de Oncologia, um ambiente voltado a oferecer o melhor atendimento e uma estrutura de ponta para milhares de pessoas que estão na luta contra vários tipos de câncer.

Com o Instituto de Oncologia, a Santa Casa BH dá um grande passo no aprimoramento do atendimento aos casos oncológicos, garantindo que todos os procedimentos assistenciais sejam realizados no mesmo local, contando com estrutura confortável e acolhedora para tratar, ainda melhor, quem precisa. O novo espaço possui 37 consultórios, 88 pontos para tratamento de quimioterapia, dois aceleradores lineares, quatro leitos de urgência, salas de observação, além de toda a infraestrutura hospitalar da SCBH.

A unidade vai possibilitar que a instituição triplique a sua capacidade de atendimento a pacientes com câncer. Sempre oferecendo total acompanhamento pela equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em radioterapia, nutricionistas,  psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, entre muitos outros.

Segundo a gerente das Unidades de Cuidados Oncológicos da SCBH, Lorena Lima, a criação do instituto veio de uma vontade de tornar a jornada do paciente oncológico mais leve e confortável, juntamente com a necessidade de expandir a oferta de atendimento. “Sabemos que a trajetória da pessoa que recebeu o diagnóstico de câncer, até chegar ao serviço especializado, é repleta de medos e ansiedade. Por isso, queremos que aqui ela seja atendida de maneira mais humanizada, com ainda mais qualidade e segurança, além de oferecer o total apoio no que for preciso, é muito mais que a conclusão de um projeto, é a realização de um sonho”, salienta.

Para o diretor de Assistência à Saúde da SCBH, Dr. Guilherme Gonçalves Riccio, a inauguração do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH é a concretização de um grande sonho e que vai ser fundamental para Belo Horizonte, para Minas Gerais e para o Brasil. “Esse é um trabalho que tem como único objetivo, oferecer ao paciente atenção integral. O que é de direito dele receber.  Essa nova unidade será de enorme utilidade para a sociedade”, afirma.

Oncologia na Santa Casa BH
Há mais de cem anos, a Santa Casa BH oferece tratamento oncológico à população. O hospital foi a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer. E, ano após ano, se destaca como uma das referências nessa área de atendimento.

Em 2020, foram mais de 63 mil atendimentos entre primeira consulta, sessões de quimioterapia, radioterapia, procedimentos e retornos para controle. Fazendo com que a SCBH ficasse entre os dez maiores prestadores de serviços oncológicos do Brasil. E possibilitando salvar e transformar milhares de vidas.

Presente de aniversário
O Instituto de Oncologia da Santa Casa BH será inaugurado no dia em que o maior hospital de Minas Gerais comemora seus 122 anos de fundação. Um grande presente para a sociedade e para todos os profissionais que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas que dependem, diariamente, dessa verdadeira cidade da saúde.

Atualmente, a SCBH é a maior prestadora filantrópica de serviços ao SUS em Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, atendendo a 35 especialidades. Em 2020, realizou quase 40 mil internações e mais de 16 mil cirurgias variadas.

Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, o hospital foi escolhido pela Prefeitura de Belo Horizonte para ser uma das referências no atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 na capital mineira. De março a dezembro do ano passado, foram 5.292 pacientes acolhidos com quadros de problemas respiratórios.