SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM

Santa Casa BH lança projeto para a acreditação ONA

Publicado em: - Atualizado em: 23/11/2021 12:35:05

No último dia 17, a Santa Casa BH lançou oficialmente o programa de ações com foco  na certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), método de avaliação, reconhecido internacionalmente, que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

De acordo com o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, a acreditação ONA vai trazer para a instituição,  a médio prazo, melhoria na qualidade dos seus processos, no atendimento e na experiência dos pacientes, além de contribuir com a sustentabilidade e o desenvolvimento da instituição. “A Santa Casa BH avançou muito nos últimos anos e nosso objetivo, agora, é nos tornarmos um hospital de excelência. É isso que queremos. Claro que teremos vários desafios, mas com a qualidade e eficiência dos nossos profissionais, tenho certeza que vamos superá-los”, explica.

Para o diretor Jurídico, de Governança e Planejamento da Santa Casa BH, Dr. João Costa Aguiar Filho, o projeto em busca da acreditação ONA vai proporcionar uma revisão, avaliação e correção dos processos da instituição. E os resultados serão refletidos no atendimento e experiência do paciente, além de valorizar os colaboradores. Será uma mobilização para tornar a Santa Casa BH cada vez melhor”, comenta.

O diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas, complementa. “A ONA é mais um desafio para a Santa Casa BH e vai mostrar toda a qualidade assistencial, toda a eficiência dos processos e validar tudo o que vem conquistando ao longo dos anos”.

Também participaram do evento, o superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz, o diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima, a gerente de Qualidade da Santa Casa de Juiz de Fora, Christine Maria Lopes Hill, a biopsicóloga na Experiência do Cuidado, Viviane Gaspar, que ministraram palestras introdutórias sobre o projeto, além da gerente de Comunicação, Marketing e Experiência do Cliente da Santa Casa BH, Raquel Ratton, da gerente em exercício de Governança e Qualidade, Amanda Santos Dittz e da  superintendente de Governança, Planejamento e Auditoria, Luciana Tameirão, que apresentaram as ações e cronograma dos próximos passos.