Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


Santa Santa BH reabre oficialmente os 50 leitos de CTI atingidos pelo incêndio

Publicado em: 22/11/2022 - Atualizado em: 22/11/2022 18:12:52

     

Belo Horizonte e toda Minas Gerais passaram a contar novamente com os 50 leitos de terapia intensiva que foram desativados, devido ao incêndio que atingiu o CTI da Santa Casa BH (SCBH), no dia 27 de junho deste ano. Após quase cinco meses do incidente, a instituição, que é o maior hospital 100% SUS do estado, reabriu oficialmente o 10º andar, totalmente reformado, em um evento realizado na última segunda-feira, 21 de novembro. Estiveram presentes o provedor da SCBH, Roberto Otto Augusto de Lima, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, bem como outras autoridades, empresas apoiadoras, imprensa, Corpo de Bombeiros e diretores, conselheiros e colaboradores da instituição. 

Além de marcar a reabertura dos 50 leitos, a cerimônia teve como intuito agradecer toda a sociedade pelo envolvimento na campanha de financiamento coletivo “Santa Causa”, que arrecadou o total de R$3.535.399,00, aplicados nas obras  de revitalização do CTI, sobretudo na aquisição de equipamentos como aspiradores de secreções, bombas de infusão, máquinas de hemodiálise, monitores multiparâmetros, balões intra-aórticos, ultrassom portátil, raio-x móvel, camas elétricas, entre outros. O público foi convidado a assistir a um vídeo de retrospectiva do dia do incêndio até o momento da entrega da nova estrutura. 

Em sua fala, o provedor reforçou que o momento é de celebração. “Hoje é um dia de festa. A Santa Casa BH passou por um ano muito desafiador e só conseguimos vencer as dificuldades porque a sociedade esteve ao nosso lado, oferecendo não só apoio financeiro, mas também moral. A Santa Casa BH é uma joia que precisa estar sempre sendo polida e, mais uma vez, a sociedade nos ajudou nesse trabalho, contribuindo para reforçarmos o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas, levando uma saúde de ponta para todos”, agradeceu Roberto Otto. 

Após o provedor, o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Cláudio Dornas, também fez um discurso. Oficializando a entrega dos 50 leitos, ele, juntamente com o provedor, o governador, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e o coordenador da bancada mineira na Câmara Federal, deputado Diego Andrade, fizeram o descerramento da placa comemorativa. 

Encerrando a cerimônia, Romeu Zema reconheceu a importância da reabertura do Centro de Terapia Intensiva. “É indiscutível a importância de um CTI com tantos leitos para todo o estado. Quero agradecer ao Corpo de Bombeiros, que atuou prontamente, fazendo a remoção dos pacientes da melhor forma possível, e a todos que contribuíram [com a campanha] com maior ou menor valor. Isso demonstra a solidariedade do mineiro quando  causa é tão importante”, disse o governador.

Após o fim da cerimônia, o provedor e o governador participaram de coletiva de imprensa. Em seguida, os jornalistas foram convidados a conhecer o espaço reformado, do CTI do 10º andar.