Santa Casa
SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH Santa Casa BH IGAP São Lucas CEM


SCBH é vencedora do prêmio “Amigo do Meio Ambiente”

Publicado em: - Atualizado em: 25/11/2021 15:17:31

     

A Santa Casa BH - maior complexo hospitalar do estado de Minas Gerais, se destaca, mais uma vez, entre as mais importantes instituições brasileiras que desenvolvem iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Pelo quarto ano consecutivo, recebeu o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2021” (AMA) com o projeto “Espuma Zero: substituição de produtos de limpeza e desinfecção em um hospital de grande porte”. O prêmio, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é destinado a organizações de Saúde que prestam serviços para o SUS em âmbito nacional. 

Numa ação conjunta com a equipe de Higienização, responsável pelo projeto, o setor de Meio Ambiente apresentou ao prêmio, detalhamentos  do processo de melhorias desencadeadas pela  implementação do Peroxy 4D, detergente e desinfetante hospitalar de alto desempenho, que potencializa a ação de desinfecção em um amplo espectro de microrganismos, inclusive o Coronavírus.  

Dentre as melhorias constatadas percebeu-se que, com o uso do Peroxy 4D, houve uma redução significativa no consumo de produtos químicos e nos custos com esses produtos. De acordo com Gleiciane Morais de Lima, gerente de Hotelaria da Santa Casa BH, os números impressionam. “Comparando o ano de 2020 com 2021, foi constatada uma redução de 55,32% nos gastos com a compra dos produtos”, explica a gerente.

Para os colaboradores, as vantagens também foram relevantes. O uso de um único produto que substitui outros cinco, garantiu menor tempo para a limpeza dos ambientes e mais segurança no processo, evitando a administração de vários produtos. Por não possuir cheiro, o novo produto também garante mais conforto para funcionários e pacientes. 

Apesar dos ganhos obtidos com a mudança do produto, a coordenadora de Higienização e Hospitalidade a Santa Casa BH, Maria de Fátima Nascimento Gomes, esclarece que é necessário sempre manter a busca por produtos que sejam ainda mais ecológicos e que atendam aos requisitos de higienização e desinfecção necessários ao ambiente hospitalar. “Fomos um dos primeiros hospitais de Belo Horizonte a utilizar o produto.Ele está no mercado e qualquer hospital pode implementar. E, assim como pesquisamos e estudamos para chegar num melhor produto que atendesse as exigências de um hospital de alta complexidade e do tamanho da Santa Casa, com mais de 1200 leitos, continuaremos na busca constante por maior eficiência e segurança nos processos de higienização hospitalar", finaliza.