Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

A Certificação Hospitalar em Codificação Brasil – (CHC-B™️) prepara codificadores e viabiliza melhorias no sistema de saúde; A Santa Casa BH é a 1ª instituição do país a ter toda equipe de analistas de informação em saúde certificada

 

A Santa Casa BH, maior complexo de saúde de Minas Gerais é um dos poucos hospitais com atendimento 100% SUS da capital mineira que usa a metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG, do inglês Diagnosis Related Groups) – uma estratégia para superar desafios da atenção hospitalar e aumentar a eficiência do usos dos leitos.

De acordo com o gerente de Planejamento, Projetos e Orçamento da Santa Casa BH, Isaque Costa, para que o uso do DRG seja bem sucedido, a qualidade da informação clínica é fundamental, e é aí que entra o papel dos analistas de informação em saúde. “São esses profissionais que têm a responsabilidade de revisar os prontuários assistências e atribuir os diagnósticos e procedimentos corretos de acordo com a metodologia”, explica.

Pensando nisso, a Santa Casa BH, em parceria com a QualificaSUS, contratou as capacitações “Curso Avançado em Codificação e Análise de Informações em Saúde na Metodologia DRG” e o “Curso Preparatório para Certificação em Proficiência Codificação Hospitalar”, para seus analistas de informação em saúde.

Na noite do dia 3 de agosto, no salão Nobre da Santa Casa BH, foi realizada a cerimônia de formatura e entrega dos certificados para 15 analistas de informação em saúde da instituição, que integram a primeira turma da Certificação Hospitalar em Codificação – Brasil, pela Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS), em parceria com a AAPC: Medical Coding – Medical Billing – Medical Auditing – maior associação norte-americana para treinamento em codificação assistencial e certificação de codificadores em saúde.

O evento contou com a presença dos vice-presidentes da AAPC, Daniel Schwebach e Gregg Hatch, da diretora científica da SBAIS, Paula Balbino Daibert. “O papel e o trabalho dos analistas de informação em saúde é cada vez mais importante para as organizações. Quem recebeu essa certificação tem que se sentir muito orgulhoso, pois se tornar membro da AAPC significa estar entre os melhores dos melhores em codificação em saúde do mundo”, diz Gregg Hatch.

Conforme explica Paula Daibert “essa certificação é muito reconhecida em todo o mundo. A Santa Casa BH se beneficiará de um ótimo banco de dados, excelentes resultados e vai conseguir tomar decisões ainda mais assertivas. O objetivo final de tudo isso é que o nosso sistema de saúde seja cada vez mais qualificado e o paciente receba a assistência que ele merece, com muito valor”.

Para o diretor de Planejamento, Governança e Jurídico da Santa Casa BH, Dr. João Costa, “surge uma nova profissão no Brasil. Uma profissão muito importante que é o analista de formação em saúde. Podemos dizer que com essa certificação nós temos os melhores codificadores trabalhando na instituição”.

Os formandos e seus familiares presentes ficaram orgulhosos com a conquista da certificação. “Hoje comemoramos o resultado de um trabalho que demandou muito esforço. Estou muito alegre em poder alcançar esta certificação tão importante e que soma muito em nossa atividade diária. Vai agregar muito aos resultados da nossa equipe”, comemorou Ana Paula da Silva, supervisora da equipe do DRG da Santa Casa BH.

Para a enfermeira e analista de informação em saúde do DRG da Santa Casa BH, Maria Luísa Nunes do Vale, o curso contribuiu muito com a codificação. “Agora podemos prestar uma assistência de qualidade ainda melhor ao paciente e fazer um melhor giro dos leitos”, diz.

Além dos vice-presidentes da AAPC, da diretora científica da SBAIS, do diretor de Planejamento, Governança e Jurídico da Santa Casa BH e do gerente de Planejamento, Projetos e Orçamento da Santa Casa BH, estiveram presentes na formatura, a presidente da SBAIS, Camila Silveira; o cofundador do DRG Brasil, Renato Couto; o diretor Geral da Feluma, Flávio Amaral; o diretor administrativo financeiro da Faculdade Unimed, Márcio Barbosa e Valéria Pinto Fonseca, auditora, representando a Secretaria do Estado de Minas Gerais.

 

Opções de privacidade