Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:06

Na ocasião, profissionais da instituição receberam o troféu da NoHarm.ai

Na manhã do dia 20 de outubro, aconteceu, no Espaço Conhecimento da Santa Casa BH, a palestra “Como a Tecnologia Impacta na Saúde”. O evento teve como objetivo mostrar os impactos da tecnologia dentro do ambiente hospitalar e os resultados que a Santa Casa BH adquiriu com a implantação da Inteligência Artificial na Farmácia Clínica.

O encontro foi promovido pela Gerência de Farmácia Clínica, Farmacotécnica e Agência Transfusional da instituição e contou com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, do diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas, da superintendente Assistencial, Raquel Brant, do superintendente de Governança Clínica, Dr. Pedro Macedo, além de farmacêuticos clínicos, residentes, gerentes e equipe multidisciplinar da instituição.

O evento também reuniu três grandes profissionais que fizeram o público mergulhar no mundo da Inteligência Artificial na Farmácia Clínica: o Head de Inovação em Saúde da Santa Casa BH, Dr. Bruno Moreira, a fundadora da Inteligência Artificial NoHarm.ai, Ana Helena Ulbrich, e a gerente da Farmacotécnica, Farmácia Clínica e Agência Transfusional, Melina Naves.

Na ocasião, Dr. Bruno apresentou o Orix.lab – unidade de inovação da Santa Casa BH, que promove diversas ações – e falou sobre o primeiro projeto lançado na instituição: o Santa Ideia, programa anual de captação de ideias que tem como objetivo melhorar a experiência do cliente, reduzir custos e aumentar a receita da instituição. Segundo ele, em seis meses de execução, os projetos selecionados já economizaram mais de 500 mil reais para a instituição.

Durante a sua apresentação, Ana Helena contou como surgiu a ideia de criar a NoHarm.ai – uma organização sem fins lucrativos que está revolucionando a Medicina, com Inteligência Artificial. A empresa, parceira da Santa Casa BH, oferece uma plataforma gratuita para os Hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando o acesso aos cuidados de saúde e valorizando o trabalho dos farmacêuticos clínicos.

A última apresentação foi realizada por Melina Naves, que falou sobre os benefícios que a instituição teve com a ferramenta oferecida pela NoHarm.ai. Segundo ela, desde a implantação da plataforma, em novembro de 2022, o serviço de Farmácia Clínica conseguiu reduzir meio milhão de reais para a instituição. “A ferramenta permitiu otimizar os processos, bem como evitar problemas relacionados ao uso dos medicamentos, garantindo mais segurança na terapia medicamentosa. Esse processo impactou, de janeiro a agosto de 2023, mais de 28 mil vidas, gerando atendimento seguro e individualizado aos nossos pacientes”, conta.

Melina fala, ainda, que a segurança do paciente é o foco principal, mas também são avaliados os custos que podem ser evitados, o que permite melhorias de outros processos, ampliando cada vez mais a segurança do paciente dentro do hospital.
Um dos pontos altos do encontro foi a entrega do troféu da NoHarm.ai, aos colaboradores responsáveis pela implantação da ferramenta na Santa Casa BH. O reconhecimento se deu em comemoração às quase 30 mil vidas impactadas. Melina conta que foi uma surpresa aos profissionais e que a meta agora é chegar a 50 mil vidas.
Sete colaboradores dos setores de Farmácia Clínica e Tecnologia da Informação foram homenageados com o troféu, que foi entregue pelo provedor e pelos diretores e superintendentes da Santa Casa BH.

Confira as fotos abaixo.