Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

O anúncio foi feito durante reunião na Santa Casa BH, maior complexo de saúde de Minas Gerais

Na manhã da última sexta-feira, 6 de outubro, a Santa Casa BH sediou uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para anunciar a antecipação do pagamento da dívida com os hospitais filantrópicos.

Durante o encontro, o secretário informou que a quitação da dívida de R$440 milhões com as instituições deve ser paga até 2024. Segundo ele, serão repassados, ainda em 2023, o valor de R$220 milhões – sendo R$30 milhões do Prohosp e R$190 milhões de extrapolamento (finalizando essa dívida) – , em três parcelas, nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Os outros R$220 milhões serão pagos até 2024, antecipando, para menos de um ano, o pagamento da dívida que era previsto até outubro de 2030. Os valores foram retirados do acordo do Fundo Estadual de Saúde feito com os municípios, no valor de R$6,7 bilhões.

Além do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, participaram da reunião a presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), Kátia Regina de Oliveira Rocha; e dirigentes do Hospital Sofia Feldman; da Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma (Hospital Universitário Ciências Médicas); da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (Complexo Hospitalar São Francisco de Assis), da Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia); do Instituto Mário Penna; do Hospital Evangélico de Belo Horizonte e da Santa Casa de Passos.

“Hoje é um dia muito importante para a saúde em Minas Gerais. Estamos dando previsibilidade aos hospitais filantrópicos, que são responsáveis por mais de 70% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde. Aqui na Santa Casa BH, por exemplo, de R$14 milhões anuais, estamos investindo R$58 milhões. Esse é o maior hospital de Minas, o terceiro maior do Brasil, e isso significa que teremos hospitais cada vez mais fortes e preparados para atender todos os mineiros”, destacou Fábio Baccheretti.

O provedor da Santa Casa BH comemorou o anúncio. “Esse recurso é de suma importância para a instituição. Não apenas vamos receber o pagamento da dívida, mas estamos tendo regularidade nos repasses, o que aumenta a nossa eficiência para que possamos seguir firmes na nossa vocação de atender toda a população, especialmente aquela que precisa do sistema público de saúde”, completou.

Baixar PDF: 9.10.2023 – Governo de Minas anuncia pagamento de dívidas com hospitais filantrópicos.docx