Atualizado em: 07/10/2026 – 17:10:27

 

As altas temperaturas aumentam a perda de líquidos pelo organismo e exigem atenção redobrada à hidratação. Em períodos de calor intenso, o risco é ainda maior para crianças, idosos e pessoas com doenças como hipertensão, diabetes e problemas renais. Para explicar como manter a hidratação adequada e quais cuidados devem ser adotados nesses dias, conversamos com o nefrologista da Santa Casa BH, Dr. Gerson Marques.


O que acontece com o nosso corpo durante uma onda de calor?

Dr. Gerson Marques:
A gente está vivendo, por conta do aquecimento global, ondas de calor que estão vindo aí. A desidratação é o ponto mais importante.

Nessas ondas de calor, aumenta a transpiração, principalmente para a pessoa que trabalha exposta em ambientes muito quentes. A sudorese aumenta bastante, a pessoa perde muito líquido pelo suor, e isso faz com que aumente a chance de desidratar e hiperaquecer.

Isso leva a uma série de complicações, principalmente em pessoas que já têm algum problema de saúde, como hipertensão, diabetes e problemas renais, por exemplo.

Quais são as principais complicações que podem surgir por causa da desidratação e do excesso de calor?

Dr. Gerson Marques:
A gente pode ter uma situação de hipertermia ou desidratação importante, tontura, desmaio, perda de consciência e queda excessiva da pressão por conta da falta de líquido.

Então, a gente chama a atenção para esses pacientes que já têm risco de complicações, para que fiquem atentos à hidratação, principalmente durante o dia, nesses dias de maior calor.

Por que pessoas com diabetes, hipertensão ou problemas renais precisam de atenção especial?

Dr. Gerson Marques:
Essas pessoas já têm fatores de risco. Por exemplo, o paciente com diabetes, com a glicose descompensada, aumenta o risco de desidratação.

O paciente hipertenso usa muito medicamento, principalmente diurético, para controlar a pressão. Só que, se esse paciente estiver usando diurético e outros medicamentos e se desidratar, ele pode desidratar mais rápido do que o paciente que não toma esses medicamentos.

O paciente que tem problema renal, às vezes, pode ter complicação relacionada à ingestão de líquido de mais, se ele for, por exemplo, paciente dialítico, ou faltar líquido, se for um paciente que está tendo alguma alteração renal aguda, e ele pode desidratar mais rapidamente.

Como a pessoa pode perceber que está bem hidratada?

Dr. Gerson Marques:
Tanto para essas pessoas como para quem não tem essas complicações, o recomendado é hidratar. Nos pacientes que têm complicações, e mesmo nos pacientes que não têm nenhuma doença de base, que são saudáveis, eu recomendo muito hidratar.

A cor da urina é uma medida de que o paciente está hidratado ou não. Então, se a urina estiver amarela, escura, está faltando água. Tem que ir na cozinha e beber mais água.

Se a urina está clara, bem clarinha, significa que esse paciente está bem hidratado. Ele está mantendo uma hidratação muito boa.

Quanto de água podemos perder em um dia muito quente?

Dr. Gerson Marques:
Num dia muito quente, você está na rua, trabalhando, fazendo alguma coisa, indo ao banco pagar uma conta, indo ao supermercado fazer uma compra e, se estiver muito quente, transpirando muito, a gente pode perder até um litro e meio de água só pela transpiração.

Então, isso é muita coisa. Se a pessoa não se hidrata bem, ela pode desidratar só na transpiração. Se somar isso a uma gastroenterite, por exemplo, se teve um episódio de diarreia ou de vômito, desidrata ainda mais rápido.

Crianças e idosos precisam de cuidados especiais?

Dr. Gerson Marques:
É importante, principalmente, nos pacientes que a gente chama de pacientes que já têm fator de risco pela idade. As crianças desidratam mais rápido e os idosos desidratam muito mais rápido.

Então, é muito importante nessas duas faixas etárias, crianças e idosos, oferecer líquido o tempo inteiro para poder evitar a desidratação.

Para se hidratar, é necessário tomar apenas água ou outras bebidas também podem ajudar?

Dr. Gerson Marques:
Não precisa ser nada diferente. A água é necessária. A água é suficiente. Então, tomou água, é o suficiente.

Às vezes, tem gente que fala: “Eu tomo muita água e fico com a barriga meio enjoada”. Se for para tomar suco em vez de tomar água, é importante que seja suco de fruta natural. Pode ser um suco de limão natural, um suco de laranja natural ou de outra fruta que a pessoa goste.

Mas que seja natural. É importante evitar sucos de pozinho e esses sucos que têm muito açúcar, porque o que menos tem ali é fruta. Vai ter só um adoçante ou um açúcar e algum preparado químico para dar cor e sabor. Fruta mesmo não tem.

Então, é tomar água mesmo e, se quiser tomar alguma outra coisa para intercalar com a água, tomar sucos de frutas naturais.

E a água de coco é uma boa opção?

Dr. Gerson Marques:
Água de coco é uma boa. Ela é natural e é muito boa.

Só tem que tomar cuidado nos pacientes que têm problema renal, porque a água de coco tem muito potássio. E, nesses pacientes que têm problema renal, o potássio é inimigo. Então, a água de coco, nesses pacientes, não é interessante.

No resto da população que não tem problema com potássio, a água de coco está liberada. É um reidratante oral.

É necessário usar bebidas esportivas, como Gatorade, para manter a hidratação?

Dr. Gerson Marques:
Além de ter água, o Gatorade também tem eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e outras coisas ali dentro. É um bom reidratante.

Mas, se a pessoa está bebendo água e um suco de uma fruta natural ao longo do dia, não é necessário usar o Gatorade ou algum reidratante oral no lugar da água.

Picolé e sorvete ajudam a hidratar ou servem apenas para refrescar?

Dr. Gerson Marques:
Ajuda. O picolé, o sorvetinho, naquele momento do calor, ajuda a refrescar mais.

É só lembrar que tem um problema: tem muito açúcar. Então, ficar chupando picolé o dia inteiro para tentar hidratar através de picolé não é legal, porque tem muito açúcar e acaba ingerindo uma quantidade muito grande.

Mas, do ponto de vista de refrescar, é uma boa estratégia para aqueles momentos de calor mais intenso.

Se a água estiver quente, como quando fica dentro de uma garrafa exposta ao sol, ela faz mal?

Dr. Gerson Marques:
Não faz mal, é só ruim de tomar.

Água quente demais é ruim de tomar. Ela ajuda a hidratar e vai hidratar normalmente, como qualquer outra água, mas não refresca. Fazer mal, não faz.

E água gelada também não tem problema. Não dá nada.

Quem transpira muito precisa aumentar a quantidade de água?

Dr. Gerson Marques:
Tem que ter uma atenção redobrada.

Pessoas que já têm uma sudorese mais intensa, que suam em excesso, precisam ter atenção. Se está fazendo exercício físico, vai para a academia, vai fazer uma corrida na rua, vai transpirar muito mais. Então, tem que hidratar ainda mais.

Só de estar em um ambiente quente, fazendo uma atividade normal, como ir ao supermercado, ao banco ou andar na rua, você já pode perder um litro, um litro e meio por dia de suor. De água, só no suor.

Se eu vou fazer academia, vou suar ainda muito mais. Se vou correr na rua, vou suar muito mais. Então, essas pessoas que já transpiram muito, mesmo sem estar fazendo exercício, já têm que tomar mais água.

Se você está transpirando ainda mais por conta da atividade física, mais água ainda deve ser tomada.

Existe uma quantidade ideal de água que devemos beber por dia?

Dr. Gerson Marques:
A ideia é que a gente tome pelo menos 2 a 2,5 litros de água por dia. Pelo menos.

Se eu vou para a academia, se vou correr na rua, se sei que vou transpirar muito hoje por um motivo qualquer, tenho que colocar mais água nessa conta.

Lembrando que não precisa ser só água. Pode ser um suco de limão natural, por exemplo. Pode ser um chá. Isso tudo é líquido.

Mas é pelo menos 2,5 litros de água por dia. Se o indivíduo transpira muito, coloca mais, coloca 3 litros, às vezes 3,5 litros de água por dia.

Essa conta, esse valor, não tem muito valor fixo para todo mundo. É meio personalizado.

Então, a quantidade necessária depende da rotina de cada pessoa?

Dr. Gerson Marques:
Depende muito do indivíduo, do tipo de trabalho que o indivíduo faz e do estilo de vida que ele tem.

Se você trabalha em um ambiente com ar-condicionado o dia inteiro e transpira muito pouco, 2 litros, 2 litros e pouco de água provavelmente serão suficientes.

Agora, se o trabalho é braçal, exige esforço físico debaixo do sol, como no caso de pessoas que trabalham na construção civil, esse pessoal tem que tomar 4 litros de água por dia e, às vezes, até pouco, porque a transpiração ali é absurda.

Pessoas que trabalham em caldeira, em indústrias, em alto-forno, por exemplo, às vezes tomam mais de 5 litros de água por dia e ainda está faltando água, porque a temperatura ali dentro chega a níveis absurdos e a transpiração é o tempo inteiro.

Então, depende muito do indivíduo, do tipo de trabalho e do estilo de vida. Mas, no geral, eu falo que é pelo menos 2,5 litros por dia, principalmente nessa época de calor, para começar.

É melhor beber toda essa quantidade de uma vez ou distribuir ao longo do dia?

Dr. Gerson Marques:
É óbvio que tomar isso tudo de uma vez só não é ideal. Você não vai encher o estômago com 2 litros de água de uma vez só. Ninguém consegue isso, porque fica até passando mal.

O ideal é fracionar isso ao longo do dia.

Você acorda, toma 300, 400 ml de água. Durante a manhã, toma mais 500 ml. Depois do almoço, toma um pouco mais de água. A gente vai tomando isso ao longo do dia, de modo que, até o final do dia, você tenha tomado 2,5 litros, 3 litros de água.

E, se eu for fazer uma atividade física agora, eu tomo água antes, durante e depois.

Vou fazer academia? Vou tomar água durante todo o exercício. Na academia, tomo água. Depois da academia, estou transpirando muito, vou tomar mais água ainda, às vezes um litro de água depois. E vou conseguir repor todo aquele líquido que perdi durante os exercícios físicos.

Para quem tem dificuldade de beber água, existe alguma estratégia que pode ajudar?

Dr. Gerson Marques:
Eu falo que água é meio que uma mania. A pessoa, às vezes, que tem muita dificuldade de tomar água fala: “Eu tenho dificuldade, não gosto de tomar água”. Ela vai colocando aquilo no dia como se fosse meio que uma obrigação.

Até que vira uma mania mesmo. A pessoa anda com a garrafinha o tempo inteiro.

Quem trabalha em escritório, ou puder trabalhar com uma garrafinha de água do lado o tempo inteiro, é fácil. Você está com a garrafa do lado, vai parando uma atividade no computador, a atividade que está fazendo, bebe água. Faz a atividade, bebe mais um pouco.

Assim, você vai ao longo do dia inteiro. Quando você vê, tomou dois litros de água ali, nem percebeu que tomou.

Para quem não consegue andar com a garrafa de água, pode usar um aplicativo no celular que desperta de uma em uma hora, de duas em duas horas, lembrando o indivíduo que deve tomar água.

As frutas também entram nessa conta de hidratação?

Dr. Gerson Marques:
Incluem, mas é difícil de contabilizar.

Por exemplo, quando eu pego um litro de água e bebo esse litro de água, eu sei que bebi um litro de água. Se vou comer uma fatia de melancia, é difícil saber o quanto de líquido ingeri naquela fatia.

Tem frutas que são muito ricas em água. Melancia tem muita água, laranja tem muita água. Só que é difícil saber quanto de líquido eu ingeri comendo aquela fruta.

Mas é uma estratégia para ajudar na conta diária. Se eu não estou aguentando tomar mais água, tomei água o dia inteiro e quero líquido de outra fonte, posso comer duas ou três fatias de melancia geladinha. Isso vai ajudar a ingerir mais líquido, sem ser água pura. Ajuda na conta diária, no somatório diário.

E o café? Ele atrapalha a hidratação em dias muito quentes?

Dr. Gerson Marques:
O café, essencialmente, é água mais o pó do café que foi diluído. Então, você toma o café quente, e ele vai hidratar, porque é água.

Só que o problema é que não vai refrescar, porque está quente. Você não sente que está refrescando.

Hoje existem alternativas também. Para quem gosta muito de café, tem gente que toma café gelado, aqueles iced coffees, mistura o café com gelo, coloca um pouquinho de leite. Tem gente que gosta muito desses cafés gelados que, além de ter o gosto do café, ainda refresca, porque tem gelo no meio.

Mas, do ponto de vista de prejudicar, não tem nenhum prejuízo tomar café.

Mas a cafeína não faz a pessoa urinar mais e, consequentemente, perder água?

Dr. Gerson Marques:
A cafeína tem um leve poder diurético, mas é muito leve.

O café dá vontade de ir ao banheiro porque você toma muito líquido. Então, dá vontade de fazer xixi porque você toma muito líquido. Não é porque o café é diurético.

E a cerveja? Em dias de calor, ela ajuda a hidratar?

Dr. Gerson Marques:
Bebidas com álcool não hidratam, elas desidratam. Porque o álcool, sim, é diurético.

A pessoa pode pensar: “Está muito calor, hoje estou de folga, vou tomar uma cerveja para hidratar”. A cerveja é líquido e vai refrescar porque está geladinha, claro, mas ela desidrata.

O álcool tem um efeito no rim que estimula a perder água pela urina. Por isso que a cerveja faz fazer muito xixi. E aí a pessoa pode, inclusive, desidratar, ao invés de hidratar.

A desidratação causada pelo álcool também contribui para a ressaca?

Dr. Gerson Marques:
Um dos motivos da ressaca, da dor de cabeça e do corpo ruim no dia seguinte é uma desidratação causada pela ingestão de álcool.

Tem também o aldeído, porque o álcool é metabolizado no fígado em aldeído, e esse aldeído também dá dor de cabeça e mal-estar. Mas a desidratação causada pelo álcool também leva a esses sintomas da ressaca.

Então, álcool, bebida alcoólica mesmo, cerveja que tem pouco álcool, mas tem, não hidrata. Pelo contrário, desidrata.

E é recomendado, inclusive, se você tem um evento, vai tomar uma cerveja ou outra bebida alcoólica para comemorar alguma coisa, sempre intercalar a bebida alcoólica com água. Você pede uma cerveja, pede uma garrafinha de água também e vai tomando água junto com a bebida alcoólica, porque a cerveja vai desidratar.

Opções de privacidade