Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, a Santa Casa BH – maior hospital 100% SUS de MG, um dos maiores do país -, participa da 25ª Campanha da Voz, que tem como tema “Afine a sua saúde; cuide da sua voz”.

Anualmente a Campanha é promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Neste ano, para dar uma dimensão maior à ação, a Campanha da Voz será em parceria com Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Campanha Julho Verde, para juntas alertarem a população sobre os problemas de voz e garganta, e sobre os tumores da área de cabeça e pescoço, focando nas lesões mais frequentes: as de boca e garganta, muito relacionadas com o tabagismo.

A Campanha ocorre entre os dias 10 de abril e 31 de julho, em diversos hospitais públicos e privados do país, incluindo a Santa Casa BH, que oferecerá exames gratuitos para avaliação da boca e garganta de fumantes e ex-fumantes com mais de *40 anos e que tenham percepção de incômodos nesses dois órgãos, já que o Brasil apresenta oito mil casos de câncer de laringe por ano e 25 mil ocorrências de câncer de boca/ano.

O preceptor e cirurgião do Serviço de Cirurgia da Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH, Dr. João Batista Andrade, explica que o objetivo dos exames é prevenir e diagnosticar tumores iniciais. “Será realizada uma consulta e um exame de videolaringoscopia. Se for detectado um caso suspeito de câncer, o paciente será encaminhado à Secretaria de Saúde para que seja tratado no SUS”.

O otorrinolaringologista e chefe da Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH, Dr. Vinícius Antunes conta que os exames serão realizados mediante agendamento, todas as *sextas-feiras pela manhã, a partir do dia 14 de abril, no Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa BH, localizado na rua Domingos Vieira, 416, Santa Efigênia.

Os interessados em fazer os exames podem fazer o agendamento pelo site www.bocaegarganta.com.br