Atualizado em: 03/09/2024 – 15:09:34
Só na cidade do Serro, foram realizadas 233 mamografias, em cinco dias, número quase equivalente à cota anual do município; na Serra do Cipó, o projeto atenderá pacientes da região de Santana do Riacho
A Carreta da Família, uma parceria inovadora entre a Santa Casa BH e a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), iniciou sua jornada de atendimentos oncológicos nas cidades mineiras com um impacto significativo em sua primeira parada: a Expedição Serro. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o projeto esteve na cidade famosa por seus queijos artesanais, onde foram atendidos 339 pacientes do SUS e realizados 362 procedimentos, incluindo mamografias, raio-X, dermatoscopias e avaliações de cabeça e pescoço.
Um dos destaques dessa expedição foi a realização de 233 exames da mama, número que impressiona por estar quase à altura da cota anual do município, que é de 240 mamografias. Esse resultado reforça o objetivo da Carreta da Família de levar saúde de ponta e acesso a exames preventivos essenciais, em localidades onde muitas vezes a oferta é limitada.
Após a primeira parada, o projeto parte para a sua próxima missão: a Expedição Serra do Cipó. A gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Lorena Lima, explica como será esta etapa. “A unidade móvel estará em Santana do Riacho, entre os dias 2 a 6 de setembro. O objetivo é continuar oferecendo atendimentos com foco em prevenção e rastreio oncológico para a população local, garantindo que mais pessoas tenham acesso a educação, conscientização, identificação precoce de casos de alta suspeição oncológica e encaminhamentos assertivos, mediante aos achados”, explica Lorena.
A gerente ressalta, ainda, que “os atendimentos serão realizados conforme o cronograma estabelecido com os gestores dos municípios atendidos, respeitando as regulamentações estaduais e municipais vigentes”, pontua.
Assim como aconteceu no Serro, a expectativa é que o impacto nas próximas cidades seja grande, já que, além da assistência proporcionada pela tecnologia de ponta e pela equipe especialmente treinada, a Carreta da Família leva um atendimento humanizado e acolhedor para a população local. “A recepção calorosa dos moradores do Serro foi um testemunho da resiliência e gratidão da comunidade e isso inspirou e motivou ainda mais todos os profissionais envolvidos”, disse Lorena.
A equipe que roda as estradas mineiras junto com a carreta conta com colaboradores da própria Santa Casa BH, sobretudo do Instituto de Oncologia. O time inclui dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de radiologia, dois técnicos de enfermagem, além de outros profissionais administrativos e de suporte.
Fruto da parceria entre a Santa Casa BH e a CAPE, a Carreta da Família foi adquirida por meio de investimentos próprios das duas instituições, além da dos Supermercados BH, da parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para o custeio de toda a operação do projeto
Instituto de Oncologia Santa Casa BH
A Santa Casa BH oferece tratamento oncológico à população há mais de cem anos, sendo a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer. O Instituto de Oncologia Santa Casa BH, inaugurado em 2021, conta com uma equipe multiprofissional e uma infraestrutura moderna, consolidando-se como um dos dez maiores prestadores de serviços oncológicos do Brasil. Em 2023, o Instituto realizou 134.637 atendimentos adulto e infantil, incluindo primeiras consultas, sessões de quimioterapia, radioterapia, procedimentos e retornos para controle.