Atualizado em: 25/07/2024 – 17:07:14

O projeto é uma iniciativa da Santa Casa BH e da CAPE; o veículo ficará cinco dias na região realizando atendimentos e exames de prevenção e identificação de casos de alta suspeição de câncer

Em meio aos desafios de saúde enfrentados pela sociedade, a Santa Casa BH maior hospital do país em número de internações, mantém o seu compromisso em levar saúde de ponta para todos, por meio da Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS, idealizada em parceria com a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), que a partir deste mês inicia os atendimentos.

A região do Serro, conhecida como a Terra do Queijo, será a primeira a receber a Unidade Móvel de Saúde, de 29 de julho a 2 de agosto, das 8h às 19h. A carreta, equipada com mamógrafo, raio-x e salas de atendimento, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, incluindo dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de radiologia, dois técnicos de enfermagem, além de outros profissionais administrativos e de suporte.

Os atendimentos serão realizados conforme cronograma estabelecido com os gestores dos municípios atendidos, respeitando as regulamentações estaduais e municipais vigentes. A gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Lorena Lima, explica que as ações serão personalizadas para cada cidade visitada. Isso inclui reuniões organizacionais com gestores locais, identificação de necessidades, definição do escopo logístico, e monitoramento dos atendimentos e encaminhamentos dos pacientes.

Ela conta que alguns dias antes da chegada da Carreta da Família, a equipe da Santa Casa BH realizou curso de capacitação das equipes de Atenção Primária à Saúde das cidades do Serro e de Santo Antônio do Itambé, focadas na disseminação de conhecimento sobre oncologia, prevenção e identificação de pacientes críticos. Cerca de 100 profissionais participaram dessas capacitações, garantindo a qualidade e eficiência dos atendimentos oferecidos. “Isso assegura que os profissionais de saúde que acompanham diariamente os pacientes em seus domicílios, estejam mais preparados para prestar atendimentos de excelência. Acreditamos que a educação das equipes e a compreensão do sistema de saúde que possuímos, é capaz de moldar a realidade do nosso estado”, diz Lorena.

No primeiro dia de atividades, estarão presentes alguns idealizadores e parceiros, dentre eles, a gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, o fundador da CAPE e idealizador da Carreta, José Marcílio Nunes Filho, representantes dos Supermercados BH, os Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, além de diversas autoridades públicas, como a Secretária de Saúde do Serro, Karina Cenci Pertile, e a Secretária de Saúde de Santo Antônio do Itambé, Andréa Fernanda Lomba Santos.

Nos próximos meses, a unidade móvel vai circular por diversas cidades do interior de Minas Gerais, atendendo especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade na detecção de sinais de câncer. Mediante ao quadro de alta suspeição, os pacientes serão encaminhados para tratamento conforme determinado pelas deliberações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Para a escolha das cidades a serem atendidas nos primeiros meses de implementação do projeto, foram estabelecidos alguns critérios, como a distância de até 250 km da capital, menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), percentual de acesso ao Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) Santa Casa BH baseado na população geral da cidade e a programação de pactuação integrada com Belo Horizonte para o Câncer de Mama. A partir desses critérios, foi realizado um estudo das cidades para composição de polos de atendimento, visando otimizar a logística da operação.

Um Grande Avanço para a Saúde dos Mineiros

Mais do que um veículo, a Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS representa um avanço significativo na saúde dos mineiros. Com uma média estimada de 1.750 atendimentos por mês, a Carreta da Família será um importante elo na educação dos profissionais de saúde da Atenção Primária e da sociedade, prevenindo e identificando precocemente casos de câncer e proporcionando mais agilidade no acesso aos serviços oncológicos habilitados em todo o estado.

A realização deste projeto é fruto da dedicação de uma extensa rede de parceiros, incluindo a CAPE, proprietária da Carreta, adquirida através de investimentos próprios e do apoio dos Supermercados BH. As doações dos Supermercados BH foram essenciais para tornar o projeto uma realidade, assim como o apoio do TJMG e dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para o custeio de toda a operação da Carreta.

Instituto de Oncologia Santa Casa BH

A Santa Casa BH oferece tratamento oncológico à população há mais de cem anos, sendo a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer. O Instituto de Oncologia Santa Casa BH, inaugurado em 2021, conta com uma equipe multiprofissional e infraestrutura moderna, consolidando-se como um dos dez maiores prestadores de serviços oncológicos do Brasil para adultos e crianças. Em 2023, o Instituto realizou 134.637 atendimentos adulto e infantil, incluindo primeiras consultas, sessões de quimioterapia, radioterapia, procedimentos e retornos para controle.