Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

Referência no atendimento médico especializado para usuários do Sistema Único de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Grupo Santa Casa BH comemora, em 7 de novembro, 13 anos de prestação de serviços aos mineiros e, em alguns casos, a pacientes de outros estados. Desde a sua inauguração até agosto de 2020, foram realizados aproximadamente 7.178.637 atendimentos.

Com instalações modernas, a unidade possui 70 consultórios, 10 salas de procedimentos, bloco cirúrgico com três salas e 22 salas de exames. Além disso, atende 32 especialidades médicas e realiza 17 tipos de exames e pequenas cirurgias ambulatoriais. O seu diferencial é o corpo clínico e o atendimento assistencial multidisciplinar, com profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. Devido à epidemia do novo Coronavírus, as consultas foram reduzidas por prevenção e segurança. No entanto, o CEM continua atendendo os casos mais críticos, seguindo todos os protocolos de prevenção da COVID-19.

O Centro de Especialidade Médicas é habilitado também para duas linhas de cuidados específicas: Saúde Auditiva e Obesidade. A unidade se tornou referência no SUS em saúde auditiva em 2019 e recebeu autorização para colocar prótese externa nos pacientes. Já o trabalho do Ambulatório de Obesidade Clínica é referência estadual no acompanhamento pré-operatório e cirúrgico de casos de obesidade severa de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para a superintendente do CEM, Dra. Maria Nunes Álvares, aniversário é tempo de reflexão, de buscar melhorias e valorizar os acertos: “continuamos numa busca constante para oferecer atendimento humanizado à comunidade. Pertencer ao Grupo Santa Casa BH é um orgulho e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade”.

Ao pensar nos planos para o futuro, Dra. Maria Nunes destaca: “estamos planejando implementar a telemedicina, ampliar o bloco cirúrgico e fazer reformas estruturais, sempre com o mesmo espírito de somar esforços com as demais áreas da instituição nos quesitos assistência à saúde e educação continuada nas diversas áreas de ensino e pesquisa”.

O Centro de Especialidades Médicas é referência também quando o assunto é certificação. É o único ambulatório 100% SUS certificado pela Norma Técnica ABNT ISO 9001:2015 em Minas Gerais. Além disso, conquistou os prêmios “Hospitais Saudáveis: Desafio Resíduos” e “Saúde Pelo Clima” em 2019. O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da unidade está aprovado e implantado de acordo com as exigências da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o que demonstra o cuidado com as boas práticas na segurança do paciente e o meio ambiente. Desde 2010, possui também a Licença Ambiental expedida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com validade até 2025.