Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

Nesta quarta-feira, dia 15 de março, a equipe de residência em cirurgia vascular realizou uma aula especial sobre “escleroterapia com espuma” – procedimento indicado para pessoas que apresentam varizes e optam por um tratamento efetivo e pelo controle da doença venosa crônica. O evento foi realizado no auditório Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH (SCBH) e reuniu médicos, residentes e acadêmicos.

A aula foi ministrada pelo Dr. Francisco Reis Bastos, autor de diversos livros sobre o tema e pioneiro no tratamento em Minas Gerais. Ele explica que a escleroterapia com espuma consiste na aplicação de polidocanol na veia do paciente. Quando injetado, esse agente causa a esclerose do vaso, fazendo com que ele se torne uma cicatriz imperceptível absorvida pelo organismo. “Quando eu comecei a fazer este método endovenoso, e vi que ele funcionava muito bem em casos que a cirurgia não podia resolver eu nunca mais parei de estudar a técnica. É um orgulho a Santa Casa BH ter sido o primeiro hospital da América do Sul a realizar o procedimento com espuma”, conta Dr. Francisco.

Dr. Eduardo de Paula, coordenador da Escleroterapia do CEM SCBH foi quem fez o convite ao Dr. Francisco para participar da aula. Para ele o encontro foi um importante momento de troca de experiências sobre esse importante método em que a SCBH foi pioneira, pelas mãos do Dr. Francisco. “Agradeço imensamente ao Dr. Francisco pela disponibilidade em sempre nos presentear com sua presença, que agrega mais valor as nossas aulas”, diz.